Histórico de Destaques
Programa Nacional para a Diabetes visita escolas vencedoras do Concurso Nacional Diabetes e as Escolas 2023-2024

Com o objetivo de entregar os prémios e certificados à escolas vencedoras do Concurso Nacional Diabetes e as Escolas 2023-2024, elementos do Programa Nacional para a Diabetes (PND) da Direção-Geral da Saúde (DGS) deslocaram-se às diferentes escolas vencedoras nos dias 12, 26 e 27 de junho de 2024.
O Concurso Nacional Diabetes e as Escolas visa estimular e desafiar a criatividade dos jovens estudantes das escolas públicas e privadas de Portugal Continental, procurando desenvolver conhecimentos sobre a Diabetes através da realização de um vídeo. O concurso contou com 3 níveis de participação, incluindo jovens do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário e Ensino Profissional.
A 4.ª edição do Concurso, que agora termina, contou com um total de 39 candidaturas de todas as regiões do país, com vídeos em todos os níveis de participação.
1.º Nível – Alunos do 1.º Ciclo (até ao 4.º Ano de Escolaridade)
Os vencedores do 1.º nível foram os alunos do 3.º e 4.º ano do Jardim Escola João de Deus de Tavira, com o filme “Porquê Eu?”. A 27 de junho de 2024, nas instalações da Escola, em Tavira, Algarve, os alunos e professores receberam o PND, representado por Cristina Portugal, para a entrega dos prémios e certificados.

2.º Nível – Alunos do 2º e 3ºCiclo (5.º ao 9.º Anos de Escolaridade)
A 12 de junho de 2024, os alunos do 9.ºB da Escola Básica 2,3 Soeiro Pereira Gomes, em Alhandra, vencedores do 2.º Nível do Concurso, com o filme “DIA A DIAbetes - à conversa com 'médicos'”, receberam a Diretora e coadjuvante do PND, Sónia Vale e Eugénia Pedro, respetivamente, para entrega dos prémios e certificados.

3.º Nível – Alunos do Secundário e Ensino Profissional (10.º, 11.º e 12.º Anos de Escolaridade)
Os alunos do 12.º A/E da Escola Secundária c/ 3.º Ciclo D. Manuel I, em Beja, foram os vencedores do 3.º Nível do Concurso com o Filme “Quando o açúcar é o vilão!”. A 26 de junho de 2024, os alunos e professores responsáveis receberam o coadjuvante do PND, José Dores, para a entrega dos prémios e certificados.

