Histórico de Destaques
“PNS 2030 em Movimento” chega aos Açores com assinatura de Acordo entre DGS e Direção Regional da Saúde dos Açores

Um Acordo Geral de Colaboração entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção Regional da Saúde dos Açores foi assinado a 29 de maio de 2025 em Angra do Heroísmo, um passo importante no alinhamento estratégico entre o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS 2030) e o Plano Regional de Saúde dos Açores 2030, bem como entre os Programas de Saúde Nacionais e Regionais.
A Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, referiu “a importância do marco histórico da assinatura do Acordo Geral de Colaboração. Precisamos de ações concretas para alcançar alguns dos objetivos a que nos propomos”.
A assinatura deste Acordo decorreu no âmbito da iniciativa “PNS em Movimento: Ao encontro das Pessoas em Portugal”, uma jornada dedicada à promoção da Saúde Pública, com foco na equidade, prevenção da doença e envolvimento comunitário, no âmbito do PNS 2030.
Promovido pela DGS, em estreita articulação com a Direção Regional da Saúde dos Açores, o evento reforçou o compromisso conjunto com uma saúde sustentável e inclusiva, com especial foco nos determinantes sociais da saúde e a mobilização de múltiplos setores e entidades.
Ao longo de um dia de trabalho e reflexão, foram debatidos temas prioritários como a mortalidade infantil, a obesidade, o tabagismo e o envelhecimento ativo, com a participação dos responsáveis nacionais e regionais de vários Programas de Saúde, bem como de diferentes atores da área, como autarquias, gestores, investigadores e promotores sociais e culturais.
A importância de uma visão conjunta para a saúde em todos os contextos foi também realçada por pela Diretora Executiva do PNS 2030, Ana Sottomayor: “A saúde constrói-se com o contributo de todos os setores. O Plano Nacional de Saúde 2030 é a bússola que orienta as ações em saúde, em todos os territórios e em todos os setores, levando-nos na direção da saúde sustentável”, disse.
Pedro Ferreira, da Equipa Técnica de Apoio ao Plano Nacional de Saúde, encerrou a sessão da manhã, sublinhando a necessidade de uma abordagem intersetorial na concretização dos objetivos do PNS 2030.
A iniciativa integrou, ainda, a mostra interativa “Programas de Saúde em Movimento”, um espaço de networking e partilha de boas práticas entre programas nacionais e regionais de saúde.
Esta ação insere-se no compromisso do Plano Nacional de Saúde 2030 com a saúde sustentável - uma abordagem multissetorial e integrada da saúde, assente nos cinco pilares da sustentabilidade e alinhada com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Visa impulsionar ações locais, regionais e nacionais desenvolvidas por todos os setores, privilegiando a promoção da saúde ao longo do ciclo de vida e em todos os contextos sociais.





