Histórico de Destaques

PNS 2030 publicado em Diário da República

pns2030

O novo Plano Nacional de Saúde (PNS), coordenado pela Direção-Geral da Saúde, foi publicado no dia 16 de agosto em Diário da República. Instrumento essencial de governação em saúde, o PNS 2030 estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida. É o primeiro PNS a abranger o horizonte temporal de uma década, tendo por foco a saúde sustentável, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O documento define metas até 2030 ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria do estado de saúde da população. O grande desafio será combinar os diversos intervenientes na execução das medidas, fazendo melhor uso dos recursos disponíveis.

Refletindo os compromissos previstos no Programa do XXIII Governo Constitucional, no âmbito da promoção de comportamentos saudáveis, em todos os contextos e em todas as fases da vida, estas são as prioridades vertidas no PNS para a próxima década:

1. Proporcionar a cada criança o melhor começo de vida;
2. Prevenir todas as formas de violência interpessoal;
3. Proteger ativamente as populações que vivem em situação de maior vulnerabilidade;
4. Caminhar na eliminação de todas as mortes preveníveis e prematuras, muito em particular relacionadas com o cancro e as doenças cerebrocardiovasculares;
5. Preparar o país para responder às emergências em saúde;
6. Garantir a efetiva participação da comunidade;
7. Modernizar o contributo e a extensão das funções da saúde pública;
8. Readequar as competências e a dimensão da força de trabalho em saúde; e
9. Identificar capacidades de liderança em saúde global.


A proposta do PNS 2030 foi submetida a consulta pública e envolveu a participação de 114 entidades e cidadãos dos diferentes setores da sociedade, tendo beneficiado de diversos contributos. Foram incorporados contributos recebidos que tornam o PNS 2030 um documento mais ágil e com maior potencialidade de interação com os diferentes parceiros e com a população.

Veja aqui o novo PNS.

Consulte o site do PNS.