Histórico de Destaques

PNS 2030 reforça colaboração entre DGS e Direção Regional da Saúde da Madeira

PNS 2030 reforça colaboração entre DGS e Direção Regional da Saúde da Madeira

A importância do alinhamento estratégico entre o Plano Nacional de Saúde 2030 (PNS 2030) e o Plano Regional de Saúde da Madeira 2021–2030 e a articulação entre os Programas de Saúde Nacionais e Regionais, estiveram em destaque na etapa final da primeira ronda do “PNS em Movimento: Ao Encontro das Pessoas em Portugal”, promovido pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O evento decorreu no dia 15 de julho de 2025, na Reitoria da Universidade da Madeira, no Funchal, e ficou marcado pela assinatura do primeiro Acordo Geral de Colaboração entre a DGS e a Direção Regional da Saúde da Madeira, com vista a promover o desenvolvimento de protocolos específicos que respondam às prioridades de saúde da população.

Este acordo “é muito importante porque somos todos um país, com uma visão comum para melhorar a saúde das pessoas, ao longo do ciclo de vida. Este alinhamento permitirá reforçar políticas partilhadas, como os programas de vacinação, a saúde materna e a saúde infantil”, destacou a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, durante a cerimónia.

No mesmo sentido, a Diretora Regional da Saúde da Madeira, Bruna Gouveia, sublinhou que “este acordo é um passo relevante para a articulação entre a estratégia regional e o planeamento nacional, potenciando sinergias técnicas e políticas que contribuam para melhores resultados em saúde.”

Na sessão que reuniu profissionais de saúde, académicos, autarcas e representantes de diferentes setores foram debatidas as prioridades de saúde na Madeira, em áreas como as doenças cardiovasculares, respiratórias, oncológicas, os determinantes sociais da saúde, assim como a importância de promover respostas multissetoriais e integradas para fazer face aos desafios de saúde pública.

Neste âmbito, a Diretora Executiva do PNS 2030, Ana Sottomayor, reforçou que “o Plano Nacional de Saúde 2030 deve ser um guia partilhado por todos os territórios. A saúde sustentável faz-se com participação, alinhamento e ação coordenada”.

Com esta sessão, o “PNS em Movimento” terminou a primeira ronda de eventos nas várias regiões do país, incluindo as Regiões Autónomas, com o objetivo de mobilizar cidadãos, profissionais e instituições para a construção de uma saúde mais justa, acessível e sustentável, alinhada com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.