Histórico de Destaques
“PNS em Movimento” chega a Almada
Sob o tema dos determinantes sociais e económicos da saúde, o "Plano Nacional de Saúde (PNS) em Movimento", iniciativa promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), teve em Almada a sua terceira paragem, a 19 de novembro de 2024.
No Instituto Português da Qualidade, este ciclo de encontros visou, uma vez mais, promover a reflexão e a ação conjunta para alcançar uma saúde mais sustentável e adaptada às necessidades das populações.
Durante o encontro foi sublinhada a importância de fatores como a habitação, a educação e as condições de trabalho, na criação de soluções que beneficiem todas as pessoas, especialmente as mais vulneráveis. Estes fatores, muitas vezes invisíveis, desempenham um papel determinante na saúde das populações e exigem uma resposta integrada e eficaz entre o setor da saúde e o setor social.
No decorrer do evento foi enfatizada a relevância de fortalecer parcerias locais e regionais que apoiem a criação de soluções que sejam, simultaneamente, mais efetivas e mais sustentáveis. Para isso, é essencial uma abordagem de responsabilidade partilhada entre os diversos setores, reconhecendo que o bem-estar da população não depende apenas do sistema de saúde, mas também de esforços conjuntos que considerem as necessidades e especificidades locais.
Este evento foi promovido pela DGS, com a organização da responsabilidade da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal e com a colaboração do Instituto Português da Qualidade.
A iniciativa “Plano Nacional de Saúde em Movimento” continuará a mobilizar comunidades em todo o país, fomentando compromissos locais que reforcem a resiliência e a equidade no acesso aos cuidados, mantendo viva a ambição de alcançar uma saúde sustentável, construída por todos e para todos.
A próxima paragem deste percurso de itinerância do Plano Nacional de Saúde 2030 pelo País será em Évora, no dia 25 de novembro de 2024, com o tema do acesso a cuidados de saúde de qualidade ao longo do ciclo de vida.