Histórico de Destaques
Portugal e DGS reconhecidos pela capacidade de preparação e resposta a emergências de saúde pública

A Direção-Geral da Saúde (DGS) participou na missão de Revisão Universal de Saúde e Preparação, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), fazendo-se representar pelo Subdiretor-Geral da Saúde, Júlio Pedro. A missão decorreu no Luxemburgo, entre 26 e 28 de novembro de 2025.
Portugal, através da DGS, partilhou enquanto país convidado a sua experiência e aprendizagens enquanto país piloto na Região Europeia da OMS, num percurso reconhecido internacionalmente pelo contributo para o reforço da preparação e resposta a emergências em saúde pública.
Neste contexto, destaca-se a atuação do Centro de Emergências em Saúde Pública (CESP) da DGS, cujos conhecimentos técnicos e capacidade operacional têm sido determinantes para consolidar práticas de preparação, fortalecer a articulação intersetorial e apoiar decisões baseadas em evidência, em Portugal e no âmbito da cooperação internacional.
Este reconhecimento é, igualmente, reforçado pela participação de Portugal em mecanismos europeus de avaliação da preparação, incluindo a avaliação conduzida pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC na sigla inglesa), que valorizou a maturidade técnica, a capacidade de coordenação e a orientação para melhoria contínua.
A DGS parabeniza o Luxemburgo por ter sido objeto desta avaliação no âmbito do processo da OMS e pela forma como conduziu a missão, destacando-se a liderança da Ministra da Saúde e o compromisso do Governo do Luxemburgo em reforçar, de forma transparente e colaborativa, a preparação e resposta a emergências de saúde pública.
A participação nesta missão reforça o compromisso de Portugal com a colaboração técnica entre países e instituições europeias e internacionais, com o objetivo comum de estar melhor preparados para proteger a saúde das populações.
