Histórico de Destaques
Portugal já é membro da Agência Internacional para a Investigação em Cancro

Portugal tornou-se membro oficial da Agência Internacional para a Investigação em Cancro (IARC, na sigla inglesa), organismo da Organização Mundial da Saúde dedicado ao estudo de doenças oncológicas, a 7 de maio de 2025. Este marco representa um passo decisivo no reforço da resposta nacional ao cancro permitindo ao nosso país integrar redes de investigação científica de excelência, aceder a ensaios clínicos internacionais e beneficiar de apoio técnico e científico especializado.
Num processo que teve a intervenção da Direção-Geral da Saúde (DGS), este é um marco significativo na missão de Portugal e da IARC em promover a pesquisa, investigação e controlo do cancro. As principais áreas de colaboração entre Portugal e a IARC incluem o registo do cancro, deteção precoce, rastreio e investigação, com especial destaque para a avaliação de programas de controlo do cancro, em particular o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas da DGS.
Rita Sá Machado, Diretora-Geral da Saúde, destacou que a adesão à IARC trará “benefícios diretos para os doentes, para a comunidade científica e para a definição de políticas públicas baseadas em evidência. Os investigadores portugueses passam também a ter acesso a formação avançada e bolsas, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e para a sustentabilidade dos cuidados de saúde”.
Elisabete Weiderpass, Diretora da IARC, destaca o entusiasmo nesta integração de Portugal, sublinhado que “o compromisso de Portugal com a implementação de estratégias de ponta para o controle do câncer, aliado à sua sólida base de pesquisa, alinha-se perfeitamente com a missão global do IARC. Juntos, continuaremos a promover pesquisas e intervenções que visam reduzir a carga global do câncer”.
A quota anual será assegurada por um consórcio de instituições públicas e privadas, coordenado pelo Ministério da Saúde, em articulação com os setores da Educação e da Ciência. Portugal reforça, assim, o seu compromisso com a prevenção, a investigação e a melhoria contínua na luta contra o cancro, uma das principais causas de mortalidade e mobilidade no país e no mundo.




