Histórico de Destaques
Portugal presente na 57.ª reunião do Conselho de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA, em Brasília

No âmbito da 57.ª reunião do Conselho de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (PCB da ONUSIDA), realizada em Brasília entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2025, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, integrou a delegação portuguesa na reunião.
Esta reunião assinalou a segunda e última participação de Portugal no atual mandato enquanto membro efetivo deste órgão, bem como da presidência nacional da Constituency que integra, juntamente com a Bélgica, Espanha e Luxemburgo.
Os trabalhos decorreram num contexto global particularmente desafiante para a ONUSIDA, marcado pelo processo de reestruturação do Programa Conjunto e pela sua transição para o sistema das Nações Unidas, no âmbito da Iniciativa ONU80. A reunião contou com a participação da Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed.
Durante a sessão, foi aprovada a nova Estratégia Global para a SIDA 2026–2031, cuja adoção está prevista para a Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a realizar-se em Nova Iorque, em 2026, em articulação com a futura Declaração Política sobre o VIH e SIDA.
Em nome da sua Constituency, Portugal reiterou o seu apoio aos esforços de reforma liderada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, manifestando igualmente o seu apoio à criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do PCB, destinado a orientar este processo de transição. Portugal sublinhou ainda que os progressos alcançados nas últimas décadas resultam do compromisso político sustentado, da inovação, da utilização de dados robustos e da liderança das comunidades, princípios que devem continuar a estar no centro da ação da ONUSIDA e do PCB.


