Histórico de Destaques

Portugal presente na 57.ª reunião do Conselho de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA, em Brasília

Portugal presente na 57.ª reunião do Conselho de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas

No âmbito da 57.ª reunião do Conselho de Coordenação do Programa Conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (PCB da ONUSIDA), realizada em Brasília entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2025, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, integrou a delegação portuguesa na reunião.

Esta reunião assinalou a segunda e última participação de Portugal no atual mandato enquanto membro efetivo deste órgão, bem como da presidência nacional da Constituency que integra, juntamente com a Bélgica, Espanha e Luxemburgo.

Os trabalhos decorreram num contexto global particularmente desafiante para a ONUSIDA, marcado pelo processo de reestruturação do Programa Conjunto e pela sua transição para o sistema das Nações Unidas, no âmbito da Iniciativa ONU80. A reunião contou com a participação da Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed.

Durante a sessão, foi aprovada a nova Estratégia Global para a SIDA 2026–2031, cuja adoção está prevista para a Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a realizar-se em Nova Iorque, em 2026, em articulação com a futura Declaração Política sobre o VIH e SIDA.

Em nome da sua Constituency, Portugal reiterou o seu apoio aos esforços de reforma liderada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, manifestando igualmente o seu apoio à criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do PCB, destinado a orientar este processo de transição. Portugal sublinhou ainda que os progressos alcançados nas últimas décadas resultam do compromisso político sustentado, da inovação, da utilização de dados robustos e da liderança das comunidades, princípios que devem continuar a estar no centro da ação da ONUSIDA e do PCB.