Histórico de Destaques

Portugal regista tendência crescente no número de testes de diagnóstico de hepatite B e C

Portugal regista tendência crescente no número de testes de diagnóstico de hepatite B e C

Em 2023 foram prescritos 1.059.175 testes de diagnóstico de hepatite B e C nos hospitais e nos cuidados de saúde primários, o que representa um aumento de 6% face a 2022, ano em que foram realizados 996.800 testes.

Os dados do Relatório de 2024 do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV), da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicado hoje, revelam que o tempo de espera para início do tratamento da hepatite C foi de 67,5 dias em 2023, o que se traduz numa redução para metade quando comparado com os tempos de espera registados em 2017 (129,4 dias).

O Relatório Anual do PNHV realça a importância da prevenção, destacando as elevadas taxas de cobertura de vacinação contra a hepatite B em todas as coortes: Portugal conseguiu taxas de coberturas vacinais médias para a hepatite B de 97,8%, tanto para a primeira como para a terceira dose. Desde a sua implementação que Portugal cumpre a meta interina da Organização Mundial de Saúde de garantir a cobertura vacinal a 95% das crianças com três doses da vacina contra a hepatite B.

Verifica-se também que, em 2023, foi registado um aumento de 33% de preservativos internos (femininos) e externos (masculinos) distribuídos (face a 2022), totalizando 6.987.135 preservativos.

Pela primeira vez, o Relatório reporta dados de tratamento da hepatite C na população reclusa, com mais de 1.100 tratamentos autorizados, 917 com tratamentos concluídos e com uma taxa de cura de 98%. No contexto nacional, o tratamento da hepatite C em Portugal apresenta uma elevada taxa de cura (>97%).

Persistem, ainda, alguns desafios relacionados com a vacinação contra a hepatite A e hepatite B, particularmente em populações chave e grupos vulneráveis.

Em 2025, entre outras ações, pretende reforçar-se a importância da vacinação gratuita contra a hepatite B em grupos específicos, em alinhamento com a Circular Normativa nº 15/DT de 15/10/2001.

O Dia Mundial das Hepatites, assinalado a 28 de julho, em 2024 tem por lema “É tempo de ação!”, num convite para que a população seja alertada para a questão das hepatites, unindo-a na tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites.

Consulte o Relatório de 2024 do Programa Nacional para as Hepatites Virais aqui: