Histórico de Destaques

Prémio distingue boas práticas de envelhecimento ativo

Prémio distingue boas práticas de envelhecimento ativo

A Associação Portuguesa de Psicogerontologia, com o apoio da Fundação Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, promove este ano a 10.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dr.ª Maria Raquel Ribeiro.

A finalidade deste galardão, pioneiro e único do género em Portugal, é distinguir cidadãos que, apesar de idosos, se mantêm ativos e interventivos, combatendo assim a discriminação relativamente à idade. 

A cerimónia realizar-se-á no dia 1 de outubro, a partir das 14.30 horas, integrando as edições de 2019 e 2020, que não aconteceram devido à pandemia. Será transmitida na página de Facebook da Associação Portuguesa de Psicogerontologia. 

O prémio visa homenagear Maria Raquel Ribeiro, precursora de muitas estratégias de intervenção na área do envelhecimento ativo e que introduziu o tema em Portugal. 

“Sendo que a população com mais de 80 anos, franja da população tantas vezes esquecida e desvalorizada, tem sido a maior vítima da pandemia COVID-19, esta homenagem reveste-se de uma dimensão humana e de chamada de atenção ainda mais significativa”, salienta a organização da iniciativa. 

A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Saúde, Fundação Montepio e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. 

Mais informações em http://www.app.com.pt/