Histórico de Destaques
“Preservativo. Sem desculpas” é a nova campanha de sensibilização da DGS

Para destacar a importância do uso consistente do preservativo, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH (PNISTIVIH), lança a campanha “Preservativo. Sem desculpas.” que assinala o Dia Internacional do Preservativo - 13 de fevereiro.
O preservativo continua a ser um dos métodos mais eficazes e acessíveis para reduzir o risco de transmissão do VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis, além de prevenir gravidezes não planeadas. Para os utentes em Programa de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) deve ser utilizado para prevenção de outras infeções sexualmente transmissíveis, como a sífilis, infeções por clamídia, gonorreia e Hepatite C.
De acordo com os dados do Relatório Infeção por VIH em Portugal - 2025, em 2024 foram diagnosticados 997 novos casos de infeção por VIH em Portugal, sendo que em 97% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.
A DGS mantém um Programa de Distribuição Gratuita de Materiais Preventivos e Informativos dirigido a serviços de saúde, escolas, autarquias, organizações não-governamentais e organizações de juventude, que asseguram a distribuição de materiais preventivos junto da população.
A DGS reforça a importância da educação sexual e do acesso facilitado ao preservativo como medidas essenciais na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis.
Materiais da campanha disponíveis aqui:
- Cartaz
- Post IG
- Story IG
