Histórico de Destaques

Projeto da OMS Europa promove visita de estudo do Azerbaijão a Portugal

Projeto da OMS Europa promove visita de estudo do Azerbaijão a Portugal

Um grupo de 12 especialistas do Ministério da Saúde do Azerbaijão fez uma visita de estudo ao sistema de gestão de emergências de saúde pública de Portugal. Nesta visita, que decorreu entre 24 e 28 de outubro de 2022, estiveram também presentes duas outras agências de saúde pública, TABIB (Sindicato de Gestão de Unidades Territoriais Médicas) e SAHMI (Agência Estadual de Seguros de Saúde Obrigatórios), acompanhados por três peritos da OMS Europa. 

A visita enquadrou-se em iniciativas da OMS para reforçar os sistemas de preparação e resposta a emergências na Região Europeia da OMS, sendo Portugal um dos países envolvidos, através da DGS, que também já tinha organizado uma visita semelhante para o Kosovo em agosto de 2022. 

O principal objetivo foi partilhar conhecimentos e práticas nacionais com o Azerbaijão, no âmbito de emergências de saúde pública. O enquadramento legal, procedimentos, ferramentas e capacitação de recursos humanos, que permitem a deteção precoce, avaliação, gestão, coordenação de resposta e a comunicação de risco foram as áreas abordadas.

A troca de experiências focou-se nos sistemas de informação que suportam a recolha de dados e a gestão de informação, que permitem detetar alertas e avaliá-los como potenciais emergências e, consequentemente, monitorizar as componentes de resposta, desde o contexto epidemiológico, laboratorial e ambiental até à capacidade instalada de serviços de prestação de cuidados.   


Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar a abordagem de procedimentos e ferramentas utilizados a nível local, regional e nacional, tendo sido exemplificados circuitos de informação nos sistemas de saúde pública (SINAVEmed, SINAVElab, SINAVEamb, SICO, VACINAS, TRACE COVID-19) e de prestação de cuidados (SClinico, PEM, entre outros). Estiveram envolvidos diferentes profissionais da DGS, do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) e respetiva Unidade de Saúde Pública, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. 

A visita foi uma oportunidade para partilhar experiências, desafios e melhores práticas entre os dois países, proporcionando refletir e trocar ideias sobre como fortalecer o sistema de saúde de ambos os países no contexto de emergências em saúde pública.   

Leia também:

https://www.ulsm.min-saude.pt/noticias/visita-de-profissionais-do-azerbaijao/