Histórico de Destaques

Projeto europeu HOPE4Kids para reforçar cuidados paliativos pediátricos com participação da DGS

Projeto europeu HOPE4Kids para reforçar cuidados paliativos pediátricos com participação da DGS

O projeto europeu HOPE4Kids, que visa transformar os cuidados paliativos para crianças com cancro em toda a Europa, promovendo uma abordagem mais equitativa, integrada e centrada na criança e na família, e lançado a 23 de outubro de 2025 em Amesterdão, é integrado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), enquanto Autoridade Nacional Competente.

O consórcio reúne mais de 70 organizações de 23 países e aposta na cooperação transnacional para eliminar desigualdades, elevar os padrões de qualidade dos cuidados paliativos pediátricos e oferecer cuidados personalizados a cerca de 25.000 crianças diagnosticadas anualmente com cancro na Europa.

A iniciativa integra o Plano Europeu de Combate ao Cancro e envolve hospitais, centros de investigação e associações de doentes, promovendo a partilha de conhecimento e a criação de uma base sólida de cuidados paliativos em todo o continente para garantir que estes cuidados acompanham o tratamento oncológico desde o diagnóstico e assegurar uma abordagem holística que inclua o alívio de sintomas físicos e o apoio emocional, tanto para as crianças, como para as suas famílias.

Com a duração de quatro anos, e coordenado pelo Princess Máxima Center, hospital pediátrico dos Países Baixos, o HOPE4Kids prevê o desenvolvimento de diretrizes baseadas na evidência, programas de formação para profissionais de saúde e ferramentas digitais. Entre as principais iniciativas destaca-se a criação de um Plano de Cuidados Individualizado europeu, que facilitará a continuidade dos cuidados entre países.

Para além da DGS, o Consórcio Nacional inclui o Instituto Português de Oncologia do Porto, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa e a ACREDITAR – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, enquanto entidades afiliadas.