Histórico de Destaques

Qualidade e Segurança do Doente: DGS participa em Seminários da OMS com as Regiões de Saúde Gregas

Qualidade e Segurança do Doente: DGS participa em Seminários da OMS com as Regiões de Saúde Gregas

Com o objetivo de promover a cocriação da primeira Estratégia Nacional para a Qualidade dos Cuidados, Segurança dos Doentes e o Envolvimento dos Doentes, na Grécia, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através da Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ), participou em seminário promovido pelo Gabinete de Qualidade dos Cuidados e Segurança do Doente da Organização Mundial de Saúde (OMS) Atenas, em colaboração com o Ministério da Saúde da Grécia, a Agência para a Garantia da Qualidade na Saúde S.A. (ODIPY), bem como da Comissão Europeia.

Carla Pereira, Chefe de DPMQ, e ponto focal da Rede Europeia para a Qualidade dos Cuidados da OMS, participou à distância no evento, que decorreu nos dias 28 e 29 de maio de 2024, no painel subordinado ao tema “Partilha de Experiências na Região Europeia”. Na sua intervenção “Segurança dos doentes - relatórios de incidentes e reforço das capacidades”, destacou a experiência, prática e iniciativas nacionais no âmbito do Sistema Nacional de Notificação de Incidentes de Segurança do Doente: NOTIFICA - Segurança do Doente.

A participação da DGS neste evento vem reforçar o compromisso em matéria de qualidade e segurança do doente, incluindo na utilização do NOTIFICA - Segurança do Doente, promovendo assim uma melhoria proativa nos ambientes em que são prestados os cuidados, num ciclo de melhoria contínua.