Histórico de Destaques

Relatório n.º 45 da Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização

Relatório n.º 45 da Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica hoje o Relatório n.º 45 da Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização (09.10.2023 a 15.10.2023). 

Os pontos do resumo desta semana são:  

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Na semana em análise (semana 41 de 2023), observou-se uma diminuição da temperatura do ar, com valores acima do esperado. A nível nacional, previu-se uma diminuição das temperaturas do ar na semana seguinte à semana em análise. Foi reportado um risco baixo a moderado de exposição à radiação ultravioleta (UV), para todo o país.

Na semana em análise, a procura do SNS24 e INEM aumentou. Observou-se um aumento dos atendimentos do SNS24 por “náuseas e vómitos” e uma diminuição dos atendimentos por “queimaduras”, “exposição solar” e dos atendimentos referenciados ao INEM.

Face à semana anterior, o número de consultas médicas nos Cuidados de Saúde Primários do Serviço Nacional de Saúde aumentou, acompanhado de um aumento da proporção de consultas por gastroenterite. As proporções de consultas por infeções respiratórias agudas e por desidratação diminuíram.

Face à semana anterior, o número de episódios de urgência hospitalar diminuiu, acompanhado de um aumento da proporção de episódios por vómito, diarreia ou gastroenterite aguda e da proporção de episódios com destino internamento. Registou-se uma diminuição das proporções de episódios por infeções respiratórias agudas e por desidratação.

A mortalidade geral esteve de acordo com o esperado ao nível nacional. Contudo foi observado excesso de mortalidade na Região Autónoma da Madeira.

A mortalidade específica por COVID-19 apresentou uma tendência crescente, encontrando-se abaixo do limiar recomendado pelo ECDC.

Foi reportada a circulação esporádica do vírus da gripe no âmbito do Programa Nacional de Vigilância da Gripe.

A notificação de casos de infeção por SARS-CoV-2 diminuiu. A sublinhagem XBB mantém-se dominante desde a semana 10 de 2023, com uma estabilização da prevalência, de 92,95% nas semanas 35 a 37 de 2023, destacando a XBB.1.9., em especial a sua descendente EG.5.1 (50,7% das amostras). Foram reportadas sete sequências da linhagem BA.2.86 na semana 37 de 2023.

A nível mundial, nos últimos 28 dias (28/08 a 24/09), verificou-se uma diminuição do número de novos casos e óbitos de COVID-19, face ao período anterior, que deve ser interpretada com cautela. Globalmente, a EG.5 é a linhagem mais prevalente, representando 33,6% das sequências na semana 36 de 2023 (25,9% na semana 32 de 2023).

De acordo com o ECDC, na semana 40 de 2023, as infeções respiratórias na comunidade mantiveram-se elevadas, devido em parte à transmissão de SARS-CoV-2. Continua a ser reportado aumento no número de casos ao nível europeu, principalmente entre grupos de idade mais avançada, o que se traduziu em aumentos relativamente baixos nos internamentos e óbitos, em alguns países. 

Foram reportados casos de infeção pelo vírus do Nilo Ocidental em Toledo (Espanha), pela primeira vez desde sempre. Como as condições climáticas estão a tornar-se menos favoráveis à transmissão do vírus nas áreas afetadas na Europa, é expectável que a circulação do vírus diminua nas próximas semanas.


RECOMENDAÇÕES

A análise sustenta a adoção de medidas de proteção, e informar-se quanto às previsões meteorológicas e seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde. Mais informação pode ser consultada aqui.

A análise semanal sustenta a manutenção da vacinação sazonal contra a gripe e contra a COVID-19.

Reforça-se a necessidade de utilização da Linha SNS24 como primeiro ponto de contacto com o sistema de saúde. Em caso de emergência, ligar 112.

Atendendo ao final da época de Verão, o presente relatório inclui uma análise global dos indicadores nas respetivas secções.

Consulte o Relatório n.º 45 da Resposta Sazonal em Saúde - Vigilância e Monitorização (09.10.2023 a 15.10.2023) na íntegra aqui.