Histórico de Destaques
Resistência Antimicrobiana: DGS integra joint action EU JAMRAI II

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) integra o programa EU JAMRAI II (Joint Action Antimicrobial Resistance and Healthcare-Associated Infections), que conta já com a sua segunda edição, numa iniciativa europeia destinada a combater Resistência Antimicrobiana (RAM) e as infeções associadas aos cuidados de saúde.
Esta iniciativa pretende reforçar ações coordenadas e integradas, bem como políticas publicas para mitigar a RAM, melhorando a coordenação e colaboração entre os Estados Membros da União Europeia, entre outras partes interessadas. O programa enfatiza a educação, a literacia, a integração e o envolvimento de vários setores numa abordagem One Health (uma só saúde).
Entre os principais objetivos desta iniciativa contam-se a melhoria da vigilância da RAM, bem como o reforço da capacidade de resposta e coordenação dos sistemas de saúde para proteção das pessoas ao nível da União Europeia, a promoção de boas práticas de uso de antibióticos ou aumentar a consciencialização pública para esta problemática, numa perspetiva de continuidade do que já havia sido inicado com a primeira edição do projeto EU JAMRAI I.
Por outro lado, a EU JAMRAI II apoia os Estados Membros no desenvolvimento dos seus planos de ação nacionais, reforçando a capacidade de resposta e a coordenação dos sistemas de saúde para proteger as pessoas da RAM. Incluiu-se, também, o apoio aos Estados Membros para progredirem no sentido de uma vigilância integrada de uma só saúde sobre a resistência antimicrobiana.
Financiado, na sua maioria, pela União Europeia em mais de 50 milhões de euros, trata-se de um programa projetado para quatro anos (até 2027). Mais de 120 parceiros de 30 países, apoiados por aproximadamente 40 stakeholders, estão ativamente envolvidos nesta ação conjunta.
Instituições europeias como o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, juntamente com organizações mundiais como a Organização Mundial da Saúde, a Organização Mundial de Saúde Animal, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Organização para a Alimentação e Agricultura, contribuem com o seu conhecimento diferenciado para enriquecer os debates e assegurar o alinhamento com as iniciativas existentes.
A página deste projeto pode ser consultada aqui.
