Histórico de Destaques

Resultados do Projeto Health4EUKids apresentados em Portalegre

Resultados do Projeto Health4EUKids apresentados em Portalegre

Promover estilos de vida saudáveis e prevenir a obesidade infantil são os principais objetivos do Projeto Europeu Health4EUKids, cujos resultados foram apresentados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em Portalegre no dia 14 de julho de 2025.

A iniciativa, promovida pela DGS, em colaboração com os municípios de Alter do Chão e Portalegre e com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, reuniu decisores políticos, profissionais de saúde e educação, representantes da comunidade escolar e membros da sociedade civil com o objetivo de analisar os resultados do Projeto e refletir sobre os próximos passos da intervenção.

Este projeto, implementado em Portugal nos municípios de Alter do Chão e Portalegre, integra uma rede europeia que abrange 12 países. A sua missão centra-se na promoção de estilos de vida saudável entre crianças, famílias e comunidades, com foco na prevenção da obesidade infantil.

Durante o encontro, foi destacada a importância de dar continuidade a projetos estruturados, de avaliar sistematicamente as intervenções, de envolver ativamente os diferentes interlocutores da comunidade educativa e de criar canais de comunicação eficazes, que facilitem a participação comunitária e o planeamento em saúde.

A promoção de uma alimentação saudável, a prática regular de atividade física, o sono de qualidade, o uso equilibrado do tempo livre, bem como o ambiente emocional na família, na escola e na comunidade, foram algumas das prioridades transversais identificadas, no decorrer do debate, como fatores determinantes e essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

Desde o início, o Projeto envolveu uma estreita articulação entre diversos parceiros locais, promovendo uma abordagem de coconstrução de soluções com base em diagnósticos participativos. 

Depois da apresentação dos resultados preliminares no passado mês de fevereiro em Alter do Chão, durante esta sessão em Portalegre, foram revistos e debatidos os principais resultados do diagnóstico de saúde biopsicossocial realizado junto de crianças do 1.º Ciclo, bem como os dados do diagnóstico comunitário, construído com recurso ao instrumento Living Healthy Tool.

Estes dados permitiram identificar prioridades e promover uma reflexão conjunta com os diferentes setores envolvidos no projeto. 

Entre os principais resultados destacados, salientam-se: 

  • 32,5% dos participantes da comunidade consideram que crianças e adultos estão expostos a produtos alimentares pouco saudáveis e de baixo custo;
  • 35,2% avaliam positivamente o acesso a espaços para recreação ativa;
  • 37,7% consideram que as escolas têm boas condições para a prática de educação física e lazer;
  • 35,2% consideram bom o ambiente socioemocional escolar.