Histórico de Destaques

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro

Saúde Mental e Arte no combate ao Estigma.

Desde 2010 que o Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM) tem desenvolvido, de forma regular, várias iniciativas, nomeadamente de natureza cultural, no âmbito do combate ao estigma. A finalidade é promover e divulgar obras artísticas produzidas por pessoas com doença mental integradas em programas de reabilitação psicossocial, no sentido de assegurar que os direitos humanos, de que fazem parte integrante os culturais, sejam implementados e respeitados. Faz-se assim cumprir o artigo 30º (participação na vida cultural, recreação, lazer e desporto) da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada em 2009 e ratificada por Portugal em 2010.

Recorde-se que o PNSM:

  • em 2010 apoiou uma exposição em S. Pedro do Sul, integrada numa iniciativa científica internacional, que contou com artistas portadores de doença mental nas áreas da pintura e da fotografia;
  • em 2011 realizou, em parceria com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), uma iniciativa congénere que decorreu no Lx Factory;
  • em 2012 incidiu sobre a área da culinária, onde sob o lema “Paladares para Todos” se promoveram formações dirigidas pelos Chefes de Cozinha José Avillez, Filipe Pina, Ljubumir Stanisic e João Simões, patrocinadas pelas Pousadas de Portugal.

Este ano a iniciativa cultural recai sobre as áreas artísticas de pintura, fotografia e escultura, procedendo-se à inventariação, registo e divulgação nacional de património produzido por utentes de serviços de saúde mental, públicos e/ou sociais.

Para se garantir a qualidade da iniciativa contou-se com a colaboração de profissionais conceituados nas áreas artísticas referenciadas, sendo os totais de obras sinalizadas pelas instituições envolvidas de 1262 pinturas, 589 peças escultóricas e 328 fotografias.

É um levantamento pioneiro em Portugal, com significativa dimensão, importância e participação ativa de diversas entidades públicas e sociais, o que demonstra a preocupação do PNSM em congregar sinergias e capitalizar os esforços dos serviços e equipas afetos, direta e indiretamente, ao SNS, de forma a promover a inclusão dos seus utentes.

A par do levantamento, fixado num catálogo, far-se-á uma exposição nacional, a inaugurar no Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto), com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado da Cultura, que, de 24 de outubro a 4 de novembro, transitará para o Museu do Oriente, em Lisboa.

O PNSM tem firme expectativa de dar sequência a iniciativas idênticas, nestes e noutros espaços museológicos, apoiadas em acervo artístico mais alargado.

Desde já convidamos todos os interessados a visitarem as exposições já calendarizadas, bem como a participarem nas comemorações oficiais do Dia Mundial da Saúde Mental 2013, no Auditório do Museu Soares dos Reis, conforme programa em anexo.