Histórico de Destaques

Semana Mundial de Consciencialização sobre as Resistências aos Antimicrobianos 2024

Semana Mundial de Consciencialização sobre as Resistências aos Antimicrobianos 2024

A Direção Geral da Saúde (DGS), através do Programa de Prevenção e de Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA), associa-se à Semana Europeia do Antibiótico, de 18 a 24 de novembro, e ao Dia Europeu do Antibiótico, assinalado a 18 de novembro.

A Semana Mundial de Consciencialização sobre as Resistências aos Antimicrobianos (RAM) é uma campanha global para aumentar a compreensão sobre o tema e promover as melhores práticas entre as partes interessadas da One Health , de forma a diminuir as infeções resistentes a antimicrobianos, bem como a sua propagação.

Iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Centro de Controlo de Doenças Europeu (ECDC), este ano a campanha de sensibilização é focada na divulgação de casos reais, sendo o tema para 2024 "Educar, Defender, Agir".

A RAM ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas deixam de responder aos antibióticos e outros agentes antimicrobianos tornando-se ineficazes para o tratamento das infeções, aumentando o risco de propagação de doenças graves e de morte.

A RAM representa uma crise global de saúde pública com impacto significativo na saúde humana e animal, na produção de alimentos e no meio ambiente. Estima-se que esteja associada a 5 milhões de mortes por ano, prevendo-se que em 2030, seja responsável por cerca de 10 milhões de mortes evitáveis e uma perda económica até 3,4 bilhões de dólares. 

Neste sentido, o tema deste ano apela à comunidade global, para educar as partes interessadas sobre a RAM, para defender compromissos e agir com medidas concretas.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) assinala no dia 18 de novembro, o Dia Europeu do Antibiótico e, em alinhamento com a Campanha da Organização Mundial de Saúde, apela à ampla divulgação da mensagem com o objetivo de consciencializar o impacto das resistências aos antimicrobianos na vida das pessoas e de colocar os doentes no centro da discussão, utilizando o seguinte mote – “A resistência antimicrobiana é invisível, mas eu não”.

Portugal, através da DGS/PPCIRA, integra o programa EU JAMRAI II  (Joint Action Antimicrobial Resistance and Healthcare-Associated Infections), uma iniciativa da comissão europeia, que decorre entre 2024-2027, destinada a combater as resistências a antimicrobianos e as infeções associadas aos cuidados de saúde e tornar a literacia nesta área central, de forma a alcançar a mudança de comportamento necessária tanto individualmente, como no coletivo dos sistemas de saúde. Esta iniciativa, financiada pela Comissão europeia em mais de 50 M€, pretende reforçar as políticas publicas para mitigar as resistências, melhorando a coordenação e colaboração entre os Estados Membros da União Europeia, através da educação, integração, atuação e o envolvimento de vários setores numa abordagem One Health. 

Neste âmbito, o ECDC promove um evento a 18 de novembro, pelas 13h, com registo disponível aqui