Histórico de Destaques

Somos o que Brincamos: um projeto de Literacia em Saúde Mental

Somos o que Brincamos: um projeto de Literacia em Saúde Mental

A fase piloto da iniciativa “Somos o que Brincamos: um projeto de Literacia em Saúde Mental”, arrancou nas escolas do Alentejo. 

Desenhado pela equipa do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde e a Fonte de Letras/Rede Independente de Livrarias, os concelhos de Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo foram os primeiros a ter oportunidade de assistir aos Contos de Fadas, ação que se estendeu a educadores, professores e encarregados de educação. 

O Ogre Azul prendeu o Menino da Flauta no labirinto, mas o Rapaz das Flores sabia como descobrir o caminho de volta. O tempo e o espaço estiveram suspensos para 98 crianças de idades entre os 4 e os 10 anos que, pela mão da Oficina de Histórias, se deixaram conduzir ao universo maravilhoso dos Contos de Fadas. 

A iniciativa teve inicio no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (Jardim de Infância de Santiago do Escoural - alunos do ensino pré-escolar, Escola nº5 alunos de 2º ano, Escola de S. Mateus, alunos de 1º e 4º ano) a 9 de junho e incluiu “Conversa” com pais/educadores e professores sobre a aplicação do jogo e encontro “Partilha da Palavra”. 

Já no Agrupamento de Escolas de Viana do Alentejo, Escola básica de Viana do Alentejo, os Contos foram apresentados dia 30 de junho a duas turmas de 2º ano e 4º ano, acompanhados pela Professora Bibliotecária. 

Esta é uma brincadeira para ser levada a sério e que irá percorrer o país, porque brincar faz bem à saúde mental.

https://drive.google.com/file/d/15PZj2-OHonIBHAXi18lBaHlrB_SVwXl5/view?usp=sharing.