Histórico de Destaques

Técnicas da DGS distinguidas com Medalhas de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde

Técnicas da DGS distinguidas com Medalhas de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde (MS) distinguiu com Medalhas de Ouro de Serviços Distintos do MS Joana Bettencourt, Técnica Superior do Programa Nacional de Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção por VIH da Direção-Geral da Saúde (DGS), e Teresa Alves Fernandes, Técnica Superior Coordenadora do Programa Nacional de Vacinação da DGS, no dia 5 de abril de 2023, no Infarmed, em Lisboa.

Na sessão de entrega das Medalhas de Ouro, o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, sublinhou, sobre Joana Bettencourt, “a sua energia e dedicação à luta contra o VIH ao serviço da DGS e o seu papel na mobilização das organizações de base comunitária”, referindo que “o envolvimento das pessoas é determinante”. Sobre Teresa Alves Fernandes, o Ministro da Saúde destacou “a dedicação ao Programa Nacional de Vacinação – um dos nossos maiores sucessos - e, nos últimos anos, pelo empenho na vacinação da COVID-19, em que Portugal e os portugueses se superaram com distinção”. Na sessão estiveram também presentes o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, e a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

Joana Bettencourt é Psicóloga e Mestre em Saúde e Desenvolvimento. Trabalha na área do VIH desde 1997, em organizações de base comunitária, depois na Coordenação Nacional para a Infeção VIH/Sida e, posteriormente, nos programas prioritários de saúde da DGS.

Teresa Alves Fernandes é Mestre em Parasitologia Médica, área da Entomologia, pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Tem trabalhado na área da prevenção e controlo de doenças transmissíveis, principalmente, na elaboração de documentos técnico-normativos no âmbito do Programa Nacional de Vacinação, do Programa Nacional de Eliminação do Sarampo e da Rubéola e do Programa Nacional de Erradicação da Poliomielite, bem como de outras doenças evitáveis pela vacinação.

A distinção decorreu durante a sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, subordinado ao tema “Saúde para Todos”, este ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que celebra o seu 75.º aniversário.

Com a atribuição destas Medalhas, o Ministério da Saúde reconhece o trabalho de pessoas que hajam praticado atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social.