Histórico de Destaques
Tecnologia e Saúde Pública: Diretora-Geral da Saúde destaca importância da digitalização e inteligência artificial

No âmbito das comemorações do 15.º aniversário da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Diretora-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, participou no painel “Integração de Cuidados: A Tecnologia como Potencializador”, onde destacou que a Direção-Geral da Saúde (DGS) “está a fazer o seu caminho, também a nível tecnológico”.
No evento, que decorreu no Pátio da Galé em Lisboa a 26 de março de 2025, Rita Sá Machado frisou que a DGS “tem uma missão em prol da qualidade”, destacando a elaboração de normas, orientações, percursos assistenciais integrados, entre outros, que garantam o cuidado e segurança dos cidadãos em geral e, em particular, dos doentes.
“A modernização do processo de elaboração destes documentos é essencial, e já temos ferramentas de inteligência artificial que nos ajudam, por isso estamos a introduzir a inteligência artificial também neste processo”, referiu a Diretora-Geral da Saúde.
O painel “Integração de Cuidados: A Tecnologia Como Potenciador” teve a moderação Luís Miguel Ferreira, vogal do Conselho de Administração da SPMS. Para além da Diretora-Geral da Saúde, participaram Álvaro Almeida, Diretor Executivo do SNS, André Trindade, Presidente do Conselho Diretivo da ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, Pedro Melo Lopes, Coordenador do Plano de Emergência e Transformação na Saúde, e Joana Mourão, Coordenadora do Grupo de Trabalho – Extinção do Atual Programa SIGIC e Criação do Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia (SINACC).
Sob o tema “Digitalizar a Saúde, Transformar o Futuro”, a comemoração dos 15 anos da SPMS incluiu várias sessões e a apresentação do conjunto de serviços desenvolvidos pela SPMS.


Fotografia: SPMS/ Direitos Reservados
