Histórico de Destaques

Unidades Coordenadoras Funcionais fundamentais na prevenção e tratamento da diabetes

Unidades Coordenadoras Funcionais fundamentais na prevenção e tratamento da diabetes

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Diabetes (PND), promoveu a 5.ª Reunião Nacional das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes (UCFD), no dia 6 de outubro de 2021, em formato virtual. 

Ao longo da iniciativa ficou patente a importância de se investir na educação terapêutica como forma de prevenir e controlar a diabetes, concluindo-se que as UCFD são elementos fundamentais na prevenção e tratamento da diabetes. 

A 5.ª Reunião Nacional das Unidades Coordenadoras Funcionais da Diabetes consistiu um momento de partilha, avaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas nas diversas regiões do país em contexto de pandemia por COVID-19. 

O evento, organizado com o apoio dos coordenadores regionais do PND das várias Administrações Regionais de Saúde, contou, na sessão de abertura, com a presença da Diretora-Geral da Saúde. Graça Freitas abordou a importância da criação das UCFD em 2013 com o objetivo de promover a interligação entre os diferentes níveis de cuidados. 

A diretora do PND, Sónia do Vale, descreveu o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do Plano. O objetivo da reunião, destacou, foi encontrar soluções para as pessoas com diabetes ou em risco de vir a desenvolvê-la, promovendo o debate sobre estratégias de prevenção e controlo desta doença. 

No painel “A realidade das UCFD em contexto de Pandemia por COVID 19”, moderado pelos coordenadores regionais da diabetes de cada região, foram partilhadas boas práticas desenvolvidas em contexto de pandemia. Também foi discutido o planeamento e contratualização na operacionalização do PND e sua importância na recuperação da atividade assistencial. 

Na reunião foi apresentado o ponto da situação do Projeto de Prevenção e Diagnóstico da Diabetes - “Mais Saúde, Menos Diabetes”, em preparação pelo PND com a colaboração de outros programas prioritários da Direção-Geral da Saúde. A intervenção terá disponível uma versão presencial e outra on-line através da Plataforma NAU. Pretende-se que seja aplicado em todo o país, sob a coordenação local das UCFD, com estabelecimento de parcerias. 

Na sessão de encerramento, a Subdiretora-Geral da Saúde, Vanessa Pereira de Gouveia, realçou a importância das UCFD na promoção da qualidade de vida das pessoas com diabetes.