Histórico de Destaques
Vacinação contra HPV em Portugal é exemplo europeu de sucesso na prevenção do cancro

A elevada cobertura vacinal contra o vírus do papiloma humano (HPV) e a integração deste programa de vacinação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) desde 2008 nos cuidados de saúde primários do SNS universalmente acessível e gratuito para todas as crianças em Portugal, é um dos exemplos de sucesso na prevenção do cancro na Europa destacado este mês de junho com a publicação do trabalho das equipas dos Programas Nacional de Vacinação e para as Doenças Oncológicas da DGS, pelo European Observatory on Health Systems and Policies no âmbito do Projeto OBS-Learning From Progress In Addressing Cancer In Europe (OBS-PACE).
A DGS, através do Programa Nacional de Vacinação e do Programa nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), tem sido protagonista nesta área desde 2008.
Este caso de sucesso é agora reconhecido pelo European Observatory on Health Systems and Policies, no âmbito do projeto OBS-PACE – Learning from Progress in Addressing Cancer in Europe, que visa identificar e divulgar práticas inovadoras na prevenção, deteção precoce, tratamento e cuidados oncológicos na Europa.
O estudo de caso nacional, intitulado “Advancing cancer prevention through comprehensive HPV vaccination in Portugal”, evidencia a aposta da DGS na vacinação universal de raparigas e rapazes em idade pré-adolescente como uma das estratégias mais eficazes de prevenção do cancro. Esta iniciativa posiciona Portugal entre os países europeus com melhores resultados na redução da incidência e mortalidade associadas a cancros causados pelo HPV, nomeadamente o cancro do colo do útero.
Segundo o Relatório Síntese Anual da Vacinação 2024 da DGS, a cobertura vacinal contra o HPV no sexo feminino mantém-se em níveis de excelência, com cerca de 90% das raparigas com 12 anos a completarem o esquema vacinal. Desde a inclusão dos rapazes no Programa Nacional de Vacinação (PNV), em outubro de 2020, também se regista uma elevada adesão. Nas coortes de nascimento de 2009, 2010 e 2011, a cobertura vacinal com esquema completo atinge valores próximos de 90%.
A participação portuguesa no projeto OBS-PACE decorre da colaboração entre o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas e o Programa Nacional de Vacinação, refletindo o compromisso contínuo da DGS com a promoção da saúde e a prevenção da doença.
O conjunto de estudos de caso reunidos pelo OBS-PACE apoia a implementação do Plano Europeu de Luta Contra o Cancro (EBCP) e visa promover a partilha de boas práticas entre Estados-Membros, contribuindo para uma resposta europeia mais eficaz e coordenada na área da oncologia.
O estudo de caso português “Advancing cancer prevention through comprehensive HPV vaccination in Portugal” pode ser consultado aqui.
