Histórico de Destaques

Vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 alargada aos 50-59 anos

Vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 alargada aos 50-59 anos

A vacinação de reforço sazonal contra a COVID-19 vai ser alargada ao grupo etário dos 50 aos 59 anos, na sequência de recomendação da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19. A Norma 008/2022 foi hoje atualizada no site da Direção-Geral da Saúde. As pessoas desta faixa etária começarão a ser convocadas para vacinação brevemente.

De acordo com o último parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19, existem benefícios neste alargamento, já que se alcança um nível mais elevado da cobertura de reforço sazonal contra a COVID-19 em adultos mais velhos, prevendo-se, consequentemente, uma maior redução do número de hospitalizações relacionadas com a COVID-19 ao longo dos próximos meses de inverno.

O alargamento da vacinação é possível face à disponibilidade atual de vacinas e à cadência da vacinaçã0, que prioriza grupos de maior vulnerabilidade, tendo já sido administradas quase dois milhões de doses sazonais contra a COVID-19. Apesar desta nova recomendação, a CTVC reforça que deve ser dada prioridade à vacinação da população que apresenta maior risco de doença grave, hospitalização e morte por COVID-19, e que já eram elegíveis. Entre estas estão as pessoas mais idosas, com especial atenção às que tinham indicação para o reforço da primavera-verão 2022, e que anda não o fizeram, e às pessoas com patologias de risco elegíveis para vacinação.

Consulte a NORMA aqui.