Histórico de Destaques

Vacinação em destaque na visita oficial da OMS Europa a Portugal

Vacinação em destaque na visita oficial da OMS Europa a Portugal

O Diretor Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Klüge, realizou uma visita oficial a Portugal entre os dias 18 e 20 de outubro.

Um dos momentos em agenda foi a visita à Unidade de Saúde Familiar da Baixa, onde realçou que “em 35 dos 53 países” que integram a região Europa da OMS se está “a assistir a uma estabilização da vacinação”. “Portugal, ao contrário, está a fazer um ótimo trabalho”, concluiu. Um “bom resultado” que, acredita, resulta de “um forte sistema de saúde primário e, claro, de uma forte liderança política”.

O responsável, acompanhado pelo Subdiretor-Geral da Saúde, Rui Portugal, e pelo Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco, também garantiu que uma terceira dose da vacina contra a COVID-19 “é essencial para garantir proteção aos mais vulneráveis”, como pessoas idosas ou com imunidades mais baixas. “Não temos evidência para a generalizar na população”, sublinhou.

O Diretor Regional da OMS foi também recebido pela Ministra da Saúde, Marta Temido. A discussão de temas como a elevada cobertura vacinal em Portugal, a manutenção das medidas não-farmacológicas na prevenção e controlo da pandemia e a partilha de vacinas com outros países foi o objetivo de encontro. Hans Klüge congratulou, ainda, a Ministra da Saúde pela gestão e abordagem de Portugal nas políticas de saúde mental.


Outro momento de destaque foi a participação na abertura da Conferência do Centro Colaborativo da Organização Mundial de Saúde em Nutrição e Obesidade Infantil. Neste evento foi anunciado que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) vai liderar um estudo europeu para avaliar o impacto da pandemia COVID-19 no estado nutricional e no estilo de vida de crianças em idade escolar, tendo ainda sido apresentados os resultados da 5.ª ronda do estudo COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) Portugal.

O Diretor Geral do Gabinete Europeu da Organização Mundial da Saúde lembrou estudos que indicam que quem sofre de obesidade tem mais risco de desenvolver estados graves de COVID-19. Por outro lado, salientou que Portugal foi um dos poucos que conseguiu reduzir a prevalência da obesidade infantil.

Após uma passagem à Escola Nacional de Saúde Pública, Hans Klüge conheceu o Centro de Vacinação da Cidade Universitária – Pavilhão 3, em Lisboa, acompanhado por Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Durante a visita, afirmou que, como no ano passado não houve “tanta gripe, por causa das medidas de saúde pública” em vigor e “isso também significa que há menos imunidade”.

Aconselhou, assim, as pessoas a vacinarem-se contra a gripe, frisando que “não há nenhum problema” em tomarem esta vacina em simultâneo com a vacina contra a COVID-19.


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu Hans Klüge no Palácio de Belém, na tarde de dia 19 de outubro. “Durante este encontro foram abordadas temáticas como a pandemia de COVID-19, os ensinamentos a retirar deste momento e trocadas ideias sobre como deve ser abordada a saúde das populações no futuro”, divulgou a Presidência da República.

No final dos dois dias de trabalho, que incluíram também uma reunião de trabalho na Direção-Geral da Saúde, o Diretor Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa teve ainda oportunidade de trocar impressões com os dirigentes dos órgãos centrais do Ministério da Saúde, num jantar presidido pelo Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales.