Histórico de Destaques

Vacinação sazonal começa em setembro nos centros de saúde e farmácias

vacina

As farmácias vão poder administrar a vacina de COVID-19 em simultâneo com a da gripe, durante a Campanha de Vacinação Sazonal de outono-inverno 2023. "Este é um esforço para tornar a vacinação mais próxima do cidadão, mantendo aquilo que é uma vacinação segura e eficaz, como já se fazia anteriormente para a gripe",  referiu André Peralta-Santos, Subdiretor-Geral da Saúde, à TSF.

A administração de ambas as vacinas consta da portaria n.º 264/2023, de 17 de Agosto, que estabelece o modelo de funcionamento da Campanha de Vacinação Sazonal do Outono-Inverno 2023-2024. O modelo de governação do Programa Nacional de Vacinação é aplicável à vacinação sazonal, cabendo à Direção-Geral da Saúde (DGS) a coordenação. A DGS e a Direção Executiva do SNS asseguram a avaliação e monitorização, em colaboração com os demais serviços do Ministério da Saúde.

Esta campanha de vacinação "vai iniciar-se, como habitualmente, na segunda quinzena de setembro", adianta  André Peralta-Santos. Até lá será disponibilizada informação sobre o processo de agendamento da vacina e farmácias aderentes, que segundo a Ordem dos Farmacêuticos. poderão ser cerca de 2600.  O processo será o mais simples possível. Os cidadãos elegíveis não necessitam de receita médica e pretende-se que o máximo de pessoas adiram ao processo. 

Para sensibilizar os cidadãos para a adesão ao processo e para informar sobre os passos necessários, será desenvolvida brevemente uma campanha de comunicação pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em articulação com a DGS e com o INFARMED, I.P.

A DGS, através do Núcleo de Vacinação, vai emitir as orientações técnicas para o processo de vacinação, definindo os critérios de vacinação e os utentes elegíveis –, fornecendo assim a base para a implementação das estratégias aprovadas.

Apesar de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o fim da pandemia COVID-19, no dia 5 de maio de 2023, o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) mantém a indicação para a vacinação sazonal contra a COVID-19, com vacinas adaptadas às estirpes do vírus SARS-CoV-2 em circulação.