Linha Saúde Pública

Linha Saúde Pública

 

 



O Contact Center Linha Saúde Pública é a associação da linha telefónica (linha azul, preço local) - 808 211 311 - com o site da Direcção-Geral da Saúde 

A Linha Saúde Pública tem cobertura nacional, com conteúdos limitados que se vão alargando conforme as necessidades dos cidadãos e as capacidades da estrutura do Projecto. É uma parceria entre a Direcção-Geral da Saúde e as 5 Administrações Regionais de Saúde. Funciona em articulação constante com os Centros Regionais de Saúde Pública.
Assegura um conjunto de cuidados de saúde através de triagem, de aconselhamento e de encaminhamento orientados para a doença, incluindo as situações de urgência ou de emergência.
A Linha responde também a nível dos cuidados primários personalizados na promoção da saúde e prevenção da doença; assim como a nível da Saúde Pública participando em parceria com outros serviços na tentativa de melhoria do estado de saúde de grupos e de  comunidades:
   - aconselhando as pessoas a protegerem-se em relação a riscos ambientais como nas
     ondas de calor, no frio, em situações de existência de ar poluído por partículas
     em suspensão (incêndios, por exemplo); 
  - ajudando a prevenir a propagação da doença em situações de epidemia como
    Gripe, Sindroma Respiratória Aguda;
  - promovendo e encorajando comportamentos saudáveis (nutrição, planeamento familiar)

Este Projecto pretende ser mais um meio de acesso do cidadão ao SNS.

Missão: ajudar as pessoas a terem uma atitude pró-activa relativamente à gestão da sua saúde e da família, assumindo responsabilidades pelas opções que tomam.

Finalidade: empowerment do cidadão em termos de informação e participação

Objectivos:
• Proporcionar informação ao cidadão:
  - informar, aconselhar e encaminhar o cidadão em questões de saúde
  - facilitar a acessibilidade aos serviços de saúde

• Proporcionar informação aos profissionais do SNS
  - Disponibilizar informação técnico-científica actualizada aos profissionais do SNS,
    designadamente a médicos e enfermeiros

Resultados esperados:
• Descongestionar as urgências hospitalares e as consultas médicas

População-alvo:  o cidadão em geral e os profissionais de saúde.

HORÁRIO
8.00 horas às 24.00 horas

EQUIPA TÉCNICA AGENTES DE LINHA

Integra 50 enfermeiros, agentes de linha, distribuídos pelo País (10 por cada ARS) com experiência e formação específica para o atendimento telefónico e para as temáticas dos módulos implementados.

TEMÁTICA ACTUAL

• Gripe
• Vacinação
• Frio
• Informações ao Viajante
• Contracepção de emergência
• Temas diversos segundo as necessidades do utilizador

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