O Contact Center Linha Saúde Pública é a associação da linha telefónica (linha azul, preço local) - 808 211 311 - com o site da Direcção-Geral da Saúde
A Linha Saúde Pública tem cobertura nacional, com conteúdos limitados que se vão alargando conforme as necessidades dos cidadãos e as capacidades da estrutura do Projecto. É uma parceria entre a Direcção-Geral da Saúde e as 5 Administrações Regionais de Saúde. Funciona em articulação constante com os Centros Regionais de Saúde Pública.
Assegura um conjunto de cuidados de saúde através de triagem, de aconselhamento e de encaminhamento orientados para a doença, incluindo as situações de urgência ou de emergência.
A Linha responde também a nível dos cuidados primários personalizados na promoção da saúde e prevenção da doença; assim como a nível da Saúde Pública participando em parceria com outros serviços na tentativa de melhoria do estado de saúde de grupos e de comunidades:
- aconselhando as pessoas a protegerem-se em relação a riscos ambientais como nas
ondas de calor, no frio, em situações de existência de ar poluído por partículas
em suspensão (incêndios, por exemplo);
- ajudando a prevenir a propagação da doença em situações de epidemia como
Gripe, Sindroma Respiratória Aguda;
- promovendo e encorajando comportamentos saudáveis (nutrição, planeamento familiar)
Este Projecto pretende ser mais um meio de acesso do cidadão ao SNS.
Missão: ajudar as pessoas a terem uma atitude pró-activa relativamente à gestão da sua saúde e da família, assumindo responsabilidades pelas opções que tomam.
Finalidade: empowerment do cidadão em termos de informação e participação
Objectivos:
• Proporcionar informação ao cidadão:
- informar, aconselhar e encaminhar o cidadão em questões de saúde
- facilitar a acessibilidade aos serviços de saúde
• Proporcionar informação aos profissionais do SNS
- Disponibilizar informação técnico-científica actualizada aos profissionais do SNS,
designadamente a médicos e enfermeiros
Resultados esperados:
• Descongestionar as urgências hospitalares e as consultas médicas
População-alvo: o cidadão em geral e os profissionais de saúde.
HORÁRIO
8.00 horas às 24.00 horas
EQUIPA TÉCNICA – AGENTES DE LINHA
Integra 50 enfermeiros, agentes de linha, distribuídos pelo País (10 por cada ARS) com experiência e formação específica para o atendimento telefónico e para as temáticas dos módulos implementados.
TEMÁTICA ACTUAL
• Gripe
• Vacinação
• Frio
• Informações ao Viajante
• Contracepção de emergência
• Temas diversos segundo as necessidades do utilizador