Histórico de Destaques

Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico

Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico

Desde que o Programa Nacional para a Tuberculose (PNT) da Direção-Geral da Saúde foi criado em 1995, assistiu-se a uma melhoria sustentada no controlo e prevenção da doença, residindo uma boa parte do sucesso nos princípios de gratuidade e acesso aos cuidados de saúde para toda a população. Contudo, com a redução da incidência da tuberculose (TB), assistimos a um aumento progressivo da mediana de dias até ao diagnóstico da doença, e a uma maior frequência de TB em pessoas em situação de maior vulnerabilidade, exigindo uma diferente abordagem, com a consequente necessidade de reorganização das respostas à população.

Considerando a reforma em curso no Serviço Nacional de Saúde e a necessidade de alcançar os objetivos da Organização Mundial de Saúde de redução da Tuberculose, é necessário dar enfoque à vigilância em saúde pública e organizar a prestação de cuidados de forma integrada, mantendo centros de alta diferenciação e a estabilidade da resposta dos cuidados de saúde.  

Assim, a Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a Direção Executiva do SNS e outros parceiros, publica um documento orientador para a reorganização dos serviços de tuberculose a nível nacional.

As sugestões para melhoria do documento devem ser enviadas para pnt@dgs.min-saude.pt. 

Consulte aqui o Documento de Reorganização dos Centros de Diagnóstico Pneumológico.