SNS
DGS

Destaques

III Jornadas Nacionais do PPCIRA

As III Jornadas Nacionais do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), da Direção-Geral da Saúde, decorrem no próximo dia 15 de dezembro, no Auditório do IPO Porto. Ao longo das jornadas serão discutidos temas como "Infeções associadas aos cuidados e saúde e consumo de antibióticos e resistências aos antimicrobianos em Portugal" e apresentados os resultados do PPCIRA.

Faça a sua inscrição aqui.

Para mais informações consulte o Programa das III Jornadas do PPCIRA.

 

DEA2017

 

No âmbito das comemorações oficiais na Comunidade Europeia
do Dia Europeu dos Antibióticos, é possível seguir em direto o evento.

Nota: Se obtiver um erro de compatibilidade ao tentar iniciar a janela de vídeo utilize o navegador Chrome.

 

Antibióticos: use-os com cuidado!

O Dia Europeu dos Antibióticos é uma iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC), a agência da União Europeia para a área da Saúde.

O Dia Europeu dos Antibióticos celebra-se no dia 18 de novembro de cada ano. Este ano, a 15 de novembro, comemora-se o 10º aniversário através de um evento especial na Comunidade Europeia, em Bruxelas.

A Semana Mundial dos Antibióticos (13 a 19 de novembro) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), englobando o Dia Europeu dos Antibióticos.

O Dia Europeu dos Antibióticos e a Semana Mundial dos Antibióticos têm por objetivo sensibilizar para a utilização correta dos antibióticos, o que é uma responsabilidade de todos, cidadãos e profissionais de saúde envolvidos na sua prescrição e distribuição, a nível humano e animal, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

A resistência aos antimicrobianos constitui um assunto central da agenda política dos principais países e da própria OMS, como recentemente demonstrado na última Assembleia Geral das Nações Unidas.

Se nada for feito, estima-se que em 2050 morram 10 milhões de pessoas em todo o Mundo com infeções causadas por bactérias resistentes.

Gostaríamos que esta semana fosse celebrada em cada instituição de saúde com o intuito de chamar atenção para esta problemática não esquecendo porém, que estas atitudes deverão ser permanentes no nosso dia a dia.

Para reforçar os esforços de promoção do uso criterioso dos antibióticos no seu Hospital, preparámos alguma informação e material educativo, disponível no site da DGS. Este inclui folhetos, apresentações em PowerPoint, listas de verificação, fichas entre outros. Este material pode ser utilizado e adaptado localmente consoante os dados de cada instituição. Consulte a área da Semana Mundial dos Antibióticos e Dia Europeu dos Antibióticos 2017