Direção-Geral da Saúde

 

 

Lançamento do Relatório Anual de Atividades PNPAF 2023


Em comemoração do Dia Mundial da Atividade Física (6 de Abril), o PNPAF lança o seu relatório anual de atividades. Descubra-o AQUI.

Consulte o Relatório AQUI
 



Este relatório sistematiza a atividade desenvolvida  em 2023 pelo PNPAF no âmbito dos seus quatro eixos estratégicos de ação: Comunicação; Sistema e Serviços de saúde; Ambientes e Contextos de Vida; Vigilância Epidemiológica e Monitorização.

São destaques deste relatório: i) a monitorização anual das ferramentas digitais de avaliação e aconselhamento breve para a promoção da atividade física (disponíveis nos sistemas digitais de apoio às consultas dos cuidados de saúde primários do SNS); ii) a abertura, em dezembro de 2023, do concurso público para a realização do novo “Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física, promovido em parceria com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS); iii) a retoma das atividades do programa Diabetes em Movimento (em janeiro de 2023, com 22 polos), com um alargamento significativo do programa em 2023/2024, ora em implementação em 42 municípios.

Muitas outras atividades podem ser consultadas no presente relatório, mas talvez o elemento central diferenciador do ano de 2023 se prenda com a aposta na oferta ao nível da capacitação dos profissionais de saúde e exercício, com o lançamento da coleção dos Manuais de Atividade Física Adaptada (Video de lançamento AQUI)


Segunda edição do Curso e-learning em parceria com plataforma NAU – “Aconselhamento Breve para a Promoção da Atividade Física”


A aposta na capacitação dos profissionais de saúde e exercício para a promoção da atividade física é um desígnio fundamental na ação do PNPAF. Há um ano, assinalando o Dia Mundial da Atividade Física, o PNPAF, lançou, em parceria com a plataforma nacional de cursos online NAU, a primeira edição do curso “Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde”.

A 1ª edição do curso contou com uma a média de avaliação de conhecimentos de 83%. No que diz respeito à avaliação da qualidade do conteúdo, a maioria dos inscritos ficaram muito satisfeitos com a formação (avaliação média de 4.77, numa escala de 1 a 5), a qual confere um certificado. Face ao sucesso desta primeira edição, e aos múltiplos pedidos de reabertura, o PNPAF lança a sua segunda edição.

Junta-se aos já cerca de 3000 inscritos, e venha aprender a avaliar e a promover a motivação para a prática de atividade física dos seus utentes, com recurso a ferramentas digitais de apoio! Saiba mais AQUI!


Saiba mais AQUI
 


Dia Mundial da Atividade Física | Novas Peças SNS ”



Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI
 
Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI
 


Descubra AQUI todas peças do SNS alusivas à comemoração do Dia Mundial da Atividade Física!


O Programa Nacional de Promoção de Atividade Física deseja a todos uma Páscoa fisicamente ativa! | Páscoa 2024


Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI
 
Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI
 


Assinatura do Plano Nacional da Saúde 2030 | PNS 2030  


A Direção-Geral da Saúde apresentou a 21 de fevereiro de 2024 o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030 no Centro Ismaili, em Lisboa. Instrumento essencial de governação em saúde, o PNS 2030 estabelece as orientações estratégicas da política de saúde com vista a reduzir as desigualdades e aumentar o bem-estar da população em todo o ciclo de vida. Tem por foco a saúde sustentável, em alinhamento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O documento define metas até 2030 ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria do estado de saúde da população. 

O PNPAF esteve representado pela Diretora Marlene Nunes Silva, que participou, na assinatura do Pacto Saúde Sustentável 2023 (PaSSus 2023). 

 


Abertura de concurso público para a realização de Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física | Novo Inquérito IANAAF 


A Direção-Geral da Saúde (DGS) abriu um concurso público para a realização do novo “Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física”, que permitirá analisar os atuais hábitos alimentares e de atividade física dos portugueses. 

A recolha de informação de forma regular na área da alimentação e atividade física, com metodologias validadas e comparáveis a nível internacional e em amostras representativas da população portuguesa que contemplem os vários subgrupos, é determinante para a definição de políticas públicas para a promoção da alimentação saudável e da atividade física.

O Inquérito Nacional Alimentar e de Atividade Física é promovido pela DGS através dos seus Programas de Saúde Prioritários – o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF). 

O concurso público prevê um financiamento máximo de 749 000 mil euros e estará aberto durante um período de 45 dias. 

Pode consultar o despacho publicado em Diário da República AQUI


Consulte o Despacho AQUI
 


Nomeação de novo coordenador da Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física 


Foi publicado em Diário da República, a 19 de dezembro, o despacho de nomeação do novo coordenador da Comissão intersectorial para a Promoção da Atividade Física (CIPAF). Face à indisponibilidade superveniente do atual coordenador (Professor Doutor Romeu Mendes), o Professor Doutor Jorge Augusto Pinto da Silva Mota é o novo coordenador da CIPAF.

Esta comissão foi constituída, através do despacho nº 3632/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 83, de 28 de abril de 2017, com o objetivo de elaborar, operacionalizar e monitorizar um Plano de Ação Nacional para a Atividade Física. 

Pode consultar o despacho publicado em Diário da República AQUI.  

 


Participação no seminário “Caminhos para o Bem-Estar: Seminário sobre Promoção da Atividade Física e Estilos de Vida Saudável | Iniciativa Politécnico da Guarda 


No passado dia 06 de dezembro decorreu, no auditório dos serviços centrais do Politécnico da Guarda, o seminário entitulado " Caminhos para o Bem-Estar: Seminário sobre Promoção da Atividade Física e Estilos de Vida Saudável". 

Este seminário, que reuniu especialistas e profissionais de diversas áreas como atividade física, psicologia e saude pública, teve como principal objetivo inspirar e discutir a mudança positiva de comportamentos em prol do bem-estar geral, destacando a importância da promoção da atividade física e da adoção de estilos de vida saudáveis.

O PNPAF esteve presente, representado pela Catarina Santos Silva que apresentou as principais linhas estratégicas e ações do programa. Pode consultar o programa do evento AQUI.


Consulte o Programa AQUI
 


Lançamento dos Manuais de Atividade Física Adaptada 


Descubra a nova coleção de Manuais de Atividade Física Adaptada!

Esta coleção procura dar resposta à escassez de recursos para profissionais no âmbito da promoção da atividade física adaptada, com o objetivo de generalizar o conceito de estilo de vida fisicamente ativo como sinal vital de saúde e bem-estar. 

A Professora Doutora Leonor Moniz Pereira, incontornável especialista nesta área, é, em conjunto com o PNPAF, a editora desta coleção que conta com autores chave em cada uma das áreas.


Pode fazer download dos 8 Manuais de Atividade Física Adaptada acedendo ao QR Code abaixo ou, em alternativa, no menu "Recursos" à direita.


 


Assista também ao vídeo ilustrativo dos manuais AQUI!

Clique aqui para ver o vídeo
 


Evento de Lançamento de Manuais de Atividade Física Adaptada 


Assista à apresentação pública dos Manuais de Atividade Física Adaptada, ocorrida no passado dia 28 de novembro, num evento realizado em formato online. Pode assistir ao evento com transmissão em direto no canal Youtube da DGS AQUI 


Assista ao Evento AQUI
 


Lançamento de Curso Online Gratuito: "Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde" | Plataforma NAU

A disponibilização de vários recursos formativos no âmbito da promoção da Atividade Física é um desígnio fundamental do PNPAF. A par de outras ofertas a serem consultadas no menu RECURSOS deste site, o PNPAF lança, em parceria com a plataforma nacional gratuita de cursos online NAU, o curso “Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde”, desenvolvido em formato e-learning. 

Este curso, aberto e gratuito, permitirá formar profissionais de saúde e exercício para promoção dos princípios comunicacionais facilitadores do aconselhamento breve, visando a mudança comportamental no sentido da promoção de estilos de vida fisicamente ativos. 

Saiba mais informações AQUI. 

Saiba mais sobre o Curso AQUI
 


Infografias com as Recomendações de Atividade Física | Adultos e Idosos, Jovens e Crianças


Com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde para a prática de atividade física, várias peças infográficas foram produzidas pela SPMS, em colaboração com o PNPAF, e que podem ser usadas, principalmente para posts em redes sociais. 

Estes são importantes recursos que ajudam no aumento da literacia e que deverão ser potenciados junto das populações-alvo. Descubra-as AQUI.

 


"Mito ou verdade: o que prefere partilhar?" Campanha DGS 

Enquadradas dentro da campanha digital “Mito ou verdade: o que prefere partilhar?”, da Direção-Geral da Saúde, sobre desinformação na área da saúde, descubra as peças criadas no âmbito da atividade física

A campanha pretende abordar os mitos/informações falsas mais comuns nas áreas da vacinação, da atividade física, da alimentação saudável, da prevenção de infeções, da diabetes e da saúde oral, e foi dinamizada pela Divisão de Literacia, Saúde e Bem-estar e pela Divisão de Comunicação e Relações Públicas da DGS, em parceria com os Programas Prioritários de Saúde respetivos. 

 Descubra mais sobre a campanha AQUI.

Veja as imagens aqui
 


Conferência sobre os programas de saúde prioritários Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável no 27º Congresso Português de Obesidade | Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) 

Nos dias 9, 10 e 11 de novembro decorreu o 27º Congresso Português de Obesidade, organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), no Porto, com o tema “Obesidade: perder peso, ganhar saúde”.


 No dia 10, numa mesa moderada pelos professores Jorge Mota, Pedro Graça e David Carvalho, as diretoras dos programas de atividade física e alimentação saudável apresentaram as principais linhas estratégicas e ações. 

Saiba mais sobre o Programa do Evento AQUI.


Saiba mais sobre o evento AQUI
 


Barreiras e facilitadores da implementação de intervenções de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários| Publicação de revisão sistemática 

Esta revisão sistemática, recentemente publicada na revista científica BMC Health Services Research, analisou os principais determinantes de implementação (barreiras e facilitadores) de quatro tipos de intervenções de promoção da atividade física implementadas em cuidados de saúde primários: avaliação breve da atividade física; aconselhamento breve para a atividade física; prescrição de exercício; esquemas de referenciação para estruturas comunitárias de atividade física.

Este trabalho acrescenta conhecimento importante a esta área de intervenção e permitirá informar o estudo de implementação do projeto-piloto de promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde, coordenado pelo PNPAF.

O artigo completo pode ser consultado AQUI


O artigo completo pode ser consultado AQUI.
 


Participação em mesa redonda sobre " Envelhecimento ativo e saudável"| Iniciativa Municipio de Loures

No passado dia 12 de outubro decorreu, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, uma mesa redonda no âmbito da iniciativa " Viver a Idade Maior", que  tem como objetivo sensibilizar e partilhar diferentes estratégias promotoras do envelhecimento ativo e saudável, 

A diretora do PNPAF, Marlene Nunes Silva, esteve presente e participou na sessão que tinha com  mote " À conversa sobre...Mais tempo, mais qualidade em qualquer idade"

O programa desta iniciativa pode ser consultado AQUI

Saiba mais AQUI
 


Participação nas IX Jornadas da USF São Martinho de Alcabideche sobre " A Abordagem do Idoso em MGF"| Iniciativa USF São Martinho de Alcabideche (ACES Cascais) 

No passado dia 11 de outubro decorreu as IX Jornadas de Medicina Geral e Familiar da USF São Martinho de Alcabideche com um programa sobre a " Abordagem do idoso em MGF". 

O PNPAF esteve representado pelo Bruno Rodrigues, através da dinamização de uma sessão dedicada à prescrição da atividade física nos idosos. 

O programa das Jornadas pode ser consultado AQUI


Consulte o Programa AQUI
 


Participação na sessão de abertura dos Ciclos de Estudo Pós-Graduados 2023/2024 | Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora 

No passado dia 22 de setembro decorreu a abertura dos ciclos de estudo pós-graduados para o ano lectivo 2023/2024 da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora.

O PNPAF esteve representado pelo Bruno Rodrigues, através da participação na conferência sobre a temática " O papel do Fisiologista do Exercício Físico e do Psicomotrista no Sistema Nacional de Saúde". 

 


PNPAF presente na reunião do PEP/EHP Parceria para a Mobilidade Ativa Saudável | Parceria PEP/EHP para a Mobilidade Ativa Saudável 

No passado dia 14 de setembro, o Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física esteve representado por Bruno Avelar Rosa na reunião do PEP / EHP Parceria para a Mobilidade Atividade Saudável, realizada em Lisboa sob a organização do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P.

THE PEP (Programa pan-europeu para o transporte, saúde e ambiente) é uma plataforma desenvolvida com o apoio da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e da Delegação Europa da Organização Mundial de Saúde (WHO Europe) que procura incentivar a existência de políticas e planeamento intersectorial nos transportes e no urbanismo que considerem a saúde e o ambiente como âmbitos de impacto.   

No contexto desta reunião foram apresentadas e discutidas, com os presentes, as principais políticas internacionais de promoção da atividade física no espaço público com o objetivo de reforçar a dimensão salutogénica da mobilidade ativa.

Pode consultar mais informações sobre o evento aqui.


 Saiba mais sobre este evento aqui
 


Participação na 5ª edição do evento " Brincar é Coisa Séria" | Seminário " Crescer com saúde: dos desafios às oportunidades"  

No passado dia 2 de junho decorreu a 5ª edição do evento " Brincar é Coisa Séria", no âmbito da comemoração da Semana do Brincar, ação promovida pelo Município de Esposende em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende

O PNPAF esteve representado pela Sofia Franco, que apresentou as atividades em curso do PNPAF e fez parte do painel de discussão sobre a temática " Promover a Saúde através do Movimento". 

 Pode consultar mais informações sobre esta iniciativa AQUI


Saiba mais AQUI
 


Participação em webinar " Saúde Pública: Questões Globais, Ações Locais" | Iniciativa da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP)    

No passado dia 24 de maio a Professora Cristina Godinho, Diretora-Adjunta do PNPAF, fez uma comunicação sobre “Atividade Física para a Prevenção e Controlo de Doenças Crónicas” num Webinar organizado pela Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública, integrado na Semana Europeia da Saúde Pública. 

É possível visualizar o Webinar AQUI.


Pode visualizar o Webinar aqui
 


Participação em reunião Visita de Peritos do Conselho da Europa    

Nos passados dias 24 e 25 de maio, uma equipa de peritos do Conselho da Europa visitaram Portugal com o objetivo de acompanhar a implementação da última versão da Carta Europeia do Desporto (revista em 2021) na legislação e políticas nacionais no sector. O anfitrião e dinamizador desta visita, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), teve assim a oportunidade de apresentar o trabalho realizado com os diferentes stakeholders e de acompanhar a equipa de peritos na visita a diferentes instalações e organizações.

Entre as diferentes atividades programadas, foi realizado um almoço-reunião no dia 24 para o qual foram convidadas outras entidades da administração central que mantêm atividade e colaboração comum com o IPDJ, I.P. e seus âmbitos de intervenção, entre as quais a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, que se fez representar por Bruno Avelar Rosa.

A comitiva teve também a oportunidade de visitar a Unidade de Saúde Familiar de Moscavide e assim observar em primeira mão o desenvolvimento do processo de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários e, em particular, o projeto-piloto de criação da consulta de atividade física que está em curso sob a coordenação da Dra. Ana Monteiro Pereira, .

Mais informações sobre a Carta Europeia do Desporto estão disponíveis AQUI.

Créditos da foto: IPDJ, I.P.


Saiba mais AQUI
 


Participação nas IV Jornadas da USF ANDREAS - "Toca a Mexer para Bem Viver - Atividade Física nos CSP" | Iniciativa USF ANDREAS -Mafra  

No passado dia 26 de maio decorreram as IV Jornadas da USF Andreas, em Mafra, subordinadas ao tema “Toca a Mexer para bem viver: Atividade Física nos Cuidados Físicos”.

Ao longo do evento foram apresentadas diversas práticas de promoção do exercício físico no âmbito comunitário, focando a relação das USF com diferentes setores, e com foco em diferentes públicos-alvo e situações clínicas.

O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física esteve representado no primeiro painel, o qual versou as políticas e estratégias de promoção da atividade física no contexto dos cuidados de saúde primários, através de Bruno Avelar Rosa, o qual contou também Sara Gamboa Madeira, habitual colaboradora do PNPAF. 



 


Participação da Diretora do PNPAF no podcast " Ciência e Futebol " | Portugal Football Observatory 

Nesta conversa são analisados os resultados do programa-piloto que decorreu nos três primeiros meses do ano em 44 escolas do 1.º ciclo de todo o país. É sublinhada a importância da competência motora, muito para lá da vertente física, ajudando os indivíduos do ponto de vista psicológico, social e cognitivo.  

Programas como este podem igualmente trazer melhorias a nível de sustentabilidade, contribuindo para as metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidas pela Organização das Nações Unidas. Pode ouvir a entrevista AQUI.

Neste âmbito, a Diretora do PNPAF participou ainda num programa no canal 11 da FPF, dia 11 maio. Este programa especial, para discussão dos desafios da inatividade física em crianças e apresentação do projeto e resultados “A hora dos super quinas”, contou com a participação do Senhor Secretário de Estado da Saúde, do Professor Dr. Carlos, da Professora Dra. Rita Cordovil, do Diretor da Portugal Football School e do Diretor Geral da Educação.


Assista à Entrevista AQUI
 


Documentos Finais | "Projeto EUPAP - A Physical Activity on Prescription Model 

Concluído o projeto “ EUPAP – A European Physical Activity on Prescription ” no passado mês de fevereiro, estão já disponíveis os últimos outputs gerados, nomeadamente, as lições aprendidas e a versão multilingue (incluindo a língua portuguesa) do FYSS-short, o manual para a prescrição de atividade física nos cuidados de saúde primários suecos. 

O EUPAP foi um projeto iniciado em 2019 que visou a transferência da boa prática sueca em matéria de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários de outros 9 países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Lituânia, Malta, Portugal e Roménia. 

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade, foi o parceiro português do projeto, tendo sido responsável pelo pacote de trabalho relacionado com a transferência e implementação do modelo sueco para os restantes países e parceiros do consórcio. 

Para mais informações sobre o EUPAP é possível visitar o site do projeto, bem como assistir à sua conferência de encerramento, ocorrida a 14 de fevereiro de 2023 AQUI.  

Clique AQUI
 


Promoção da Atividade Física nos serviços de Saúde em Portugal recebe "Bom" em Index internacional Moving Policy Index 

A Diretora do PNPAF, Professora Marlene Nunes Silva participou no dia 4 de maio no lançamento do MOVING policy index  com uma comunicação intitulada “Promoting Physical Activity via Primary Health Care : A view from Portugal” 

MOVING  é um repositório de dados globais sobre as políticas de atividade física de 30 países da Europa, contendo informações sobre o que os governos implementaram para incentivar as pessoas serem mais fisicamente ativas.  Para além do repositório global há ainda cartões individuais de avaliação das políticas seguidas (em 6 áreas) para cada um dos países europeus.

A promoção da atividade física na área da saúde em Portugal (avaliação, aconselhamento breve e treino de profissionais de saúde) recebeu a melhor avaliação das 6 áreas avaliadas, tendo sido destacada e ilustrada no evento de lançamento do Policy index.


 Saiba mais aqui
 


Participação em Webinar " Dia Mundial da Atividade Física" | Iniciativa Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Coimbra   

No passado dia 12 de abril teve lugar o webinar "Dia Mundial da Atividade Física 2023" organizado pela Escola Superior de Enfermagem do Instituto Politécnico de Coimbra. O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física esteve representado por Bruno Avelar Rosa que proferiu a conferência “Literacia Física e Prática de Atividade Física”.

O evento está disponível online e pode ser consultado AQUI


Assista ao Webinar AQUI
 


Participação na Inauguração da "Farmácia da Atividade Física" | Iniciativa Câmara Municipal de Torres Vedras

No passado dia 6 de abril, o Programa Nacional para a Promoção da Atividade esteve representado por Bruno Avelar Rosa na inauguração da “Farmácia da Atividade Física” por parte da Câmara Municipal de Torres Vedras, evento que contou também com a presença da Sra. Presidente da Câmara, Dra. Laura Rodrigues. 

Esta “farmácia” consiste num gabinete onde, de forma gratuita, um profissional do exercício físico aconselha e fornece orientações para a prática de atividade física a pessoas com mais de 35 anos, as quais podem aceder a este serviço por livre iniciativa (no caso de ausência de doença) ou através de encaminhamento dos serviços de saúde locais. 

Veja a notícia publicada pela Câmara Municipal de Torres Vedras AQUI.

Créditos da foto: Câmara Municipal de Torres Vedras.


 Saiba mais sobre este projeto aqui
 


Participação em Conferência Final "Projeto EUPAP - A Physical Activity on Prescription Model

A Direção-Geral da Saúde participou na conferência de encerramento do projeto EUPAP – A European Physical Activity on Prescription Model, projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, que teve por objetivo a transferência da boa prática sueca, em termos de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, a outros nove países europeus. 

A envolvência da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, permitiu robustecer o disposto no Despacho 8932/2017, de 10 de novembro, nomeadamente no que concerne à criação e implementação piloto da consulta de atividade física em unidades de saúde primária do SNS. 

A conferência de encerramento decorreu no passado dia 14 em Estocolmo e poderá ser assistida AQUI

Na conferência, a Direção-Geral da Saúde esteve representada por Cristina Godinho, Diretora-Adjunta do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, Cristina Portugal, Gestora dos Programas Prioritários do Plano Nacional de Saúde, e Bruno Avelar Rosa, Coordenador Nacional do Projeto.


Veja a Conferência de Encerramento AQUI
 


Participação em Seminário "O Desporto precisa de todos. Como?"

Bruno Avelar Rosa, membro da equipa do PNPAF, esteve presente na segunda edição do seminário " O desporto precisa de todos. Como?" organizado pela Câmara Municipal da Mealhada. Nesta segunda edição, dedicada à Promoção da Atividade Física, foram abordados temas como a atividade física nas populações especiais, na escola, na adolescência e na terceira idade, o envelhecimento ativo ou os comportamentos sedentários. Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI.

Saiba mais sobre esta iniciativa AQUI
 


Reunião do Projeto "Bola Mágica" | Federação Portuguesa de Futebol

Marlene N. Silva, diretora do PNPAF, esteve presente na primeira reunião de análise e balanço do projeto-piloto "Bola Mágica", da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), enquanto membro do seu Conselho Multidisciplinar. Este é um projeto-piloto da FPF no âmbito do plano Futebol 2030, que procura recolher informação e conhecimento científico, e que oferece nas escolas, a nível nacional, sessões lúdicas de atividades físicas e desportivas que tenham a bola como elemento fundamental. Saiba mais sobre este projeto aqui



 


Conferência Final | Projeto EUPAP - A Physical Activity on Prescription Model

A Direção-Geral da Saúde, através do PNPAF, vai participar na conferência final do Projeto EUPAP - A Physical Activity on Prescription Model, que irá decorrer no dia 14 de fevereiro, em Estocolmo. A conferência será transmitida online entre as 8 e as 16 horas (horário de Portugal Continental). A inscrição é gratuita, mas o registo é obrigatório e deve ser realizado até dia 11 de fevereiro AQUI.

Iniciado em 2019, este projeto teve por objetivo transferir e adaptar o modelo sueco de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários em nove países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Itália, Lituânia, Malta, Portugal e Roménia. Na conferência serão apresentados os diferentes recursos e processos desenvolvidos ao longo do projeto, e discutidos aspetos relacionados com a introdução da promoção de atividade física nos sistemas nacionais de saúde. 

Em Portugal, foi dada prioridade ao desenvolvimento de três objetivos estratégicos para a intervenção ao nível da promoção da atividade física, através da realização de projetos-piloto em unidades funcionais de Agrupamentos de Centros de Saúde, estabelecimentos hospitalares do Serviço Nacional de Saúde e unidades locais de saúde. Entre as diferentes atividades desenvolvidas, Portugal foi responsável pela gestão do processo de implementação da consulta de atividade física, um dos cinco elementos centrais no modelo sueco, nos diferentes países participantes no projeto.


Saiba mais sobre o EUPAP
 


Livro Cuidados de Saúde Primários | Ordem dos Psicólogos

As professoras Marlene Nunes Silva e Cristina Godinho (Diretora e Diretora-adjunta do PNPAF) foram coautoras de um livro sobre intervenção em Cuidados de Saúde Primários, lançado em cerimónia pública na sede da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a participação do seu Bastonário e do Professor Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional.

A sua contribuição versa sobre o desenvolvimento e implementação de ferramentas digitais de aconselhamento breve para a promoção da atividade física em cuidados de saúde primários, tendo por base a contribuição da ciência na área da alteração comportamental e a melhor evidência científica a este nível.


 


Participação em Conferência Internacional | Projeto MOVE4FUN

O PNPAF participou na conferência internacional "Evidence-based digital solutions for the sustained promotion of physically active lifestyles" organizada no âmbito do Projeto MOVE4FUN (Erasmus+ Desporto), a conferência reuniu especialistas nas áreas da saúde, educação, deporto e tecnologia.

Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, apresentou uma comunicação sobre a importância do uso da evidência (e custo-efetividade) na prática, e Bruno Avelar Rosa, membro da equipa do PNPAF, foi o moderador de uma mesa dedicada ao tema: "Can physical activity promotion in adolescents be made through digitalization? The search for an active virtual/digital path", contando coma participação do IPDJ, SEJD e Comité Olímpico na discussão destes tópicos.


Saiba mais sobre o projeto aqui
 


Organização Mundial da Saúde | Reunião sobre Prevenção e Gestão da Obesidade

O PNPAF participou, juntamente com o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável e com a Divisão de Literacia e Estilos de Vida Saudável da Direção-Geral da Saúde, numa reunião de 3 dias organizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em Lisboa sobre prevenção e gestão da obesidade ao nível dos serviços de saúde. Estiveram também presentes na reunião representantes de diferentes estados-membro da região Europeia da OMS, bem como representantes de associações da sociedade civil, para partilhar experiências, desafios e planos neste âmbito.


 


Relatório sobre o Ponto de Situação Global da Atividade Física da OMS | Tradução portuguesa


Clique aqui para ver o vídeo
 


Um dos destaques do ano de 2022, no campo da monitoração da atividade física a nível mundial, foi o lançamento, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) do Relatório sobre o Ponto de Situação Global da Atividade Física, refletindo a primeira avaliação global sobre o progresso da implementação, por país, das recomendações preconizadas no Plano Global de Ação para a Atividade Física para 2018-2030O relatório inclui também uma estimativa dos custos para os sistemas de saúde, por falta de ação na implementação de medidas focadas no aumento dos níveis de atividade física. É sublinhada a urgência de estabelecer a atividade física como uma prioridade partilhada por todos os setores do governo, e de fortalecer a coordenação e as parcerias para a sua promoção. 

Pela importância central deste documento, o PNPAF, com o aval da OMS, assumiu a tradução do mesmo para português, à semelhança do ocorrido em documentos anteriores.


Clique aqui para ler o documento
 


Participação em Reunião | Projeto EUPAP - A Physical Activity on Prescription Model

Nos dias 23 e 24 de novembro teve lugar em Valeta, Malta, a 6º e última reunião do projeto EUPAP – A European Physical Activity on Prescription Model, no qual a DGS é parceira, através do PNPAF.

Com a participação de Cristina Portugal, da DGS, e Bruno Avelar Rosa, membro da equipa do PNPAF, foram discutidos aspetos referentes ao relatório de implementação das consultas de atividade física nos diferentes países participantes no projeto, bem como os procedimentos finais relativamente à conclusão do projeto.

Foi também levado a cabo um workshop, no local e online, com a participação de diferentes interessados e envolvidos no processo de implementação do EUPAP, com vista à discussão e partilha das suas experiências no contexto das atividades do projeto. 

No mesmo evento, foi discutida e apresentada a primeira versão da Conferência Internacional “Physical Activity on Prescription, a tool for prevention and treatment in health care” que terá lugar no próximo dia 14 de fevereiro em Estocolmo, com emissão online, onde serão apresentados os diferentes resultados obtidos ao longo do desenvolvimento projeto e a qual servirá também como encerramento do projeto.

Saiba mais sobre o EUPAP aqui
 


1ª Conferência Internacional de Promoção da Atividade Física em Saúde Pública | Organização Pan-Americana da Saúde

Prof.ª Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, participou na “1ª Conferência Internacional de Promoção da Atividade Física em Saúde Pública”, nos dias 22 a 23 de novembro de 2022, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil.

Esta conferência, contando com a participação de representantes dos sistemas de saúde de diversos países visa promover trocas de experiências nacionais e internacionais de promoção da atividade física na saúde pública, procurando auxiliar na construção de abordagens integradas para aumentar os níveis de atividade física das populações dos países, com ênfase nos Cuidados de Saúde Primários. Pode saber mais sobre a conferência aqui. Pode também assistir à gravação da conferência aqui, onde a Prof.ª Marlene Nunes Silva inicia a sua intervenção ao minuto 1:43:40. 

Assista à conferência aqui
 


Diabetes em Movimento | Reconhecimento da Comissão Europeia

Programa Diabetes em Movimento recebe reconhecimento da Comissão Europeia como melhor prática europeia de promoção da saúde!

Este programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, coordenado a nível nacional pela DGS (através do PNPAF e do Programa Nacional para a Diabetes) foi a “Best Practice” de promoção da saúde e de combate às doenças crónicas mais votada pelos Estados Membros da União Europeia, num Marketplace que decorreu este ano.

Este programa arranca novamente em Janeiro de 2023 em 22 municípios portugueses (Armamar, Arouca, Barcelos, Braga, Covilhã, Esposende, Lagos, Lamego, Lousada, Moimenta da Beira, Odivelas, Paredes, Penafiel, Portimão, Rio Maior, Sines, Tabuaço, Tavira, Trofa, Vila Franca de Xira, Vila Pouca de Aguiar e Vila Real), depois de uma paragem forçada devido à pandemia de COVID-19. 

Este processo envolve as cinco Administrações Regionais de Saúde em Portugal (através dos Agrupamentos de Centro de Saúde), as respetivas Câmaras Municipais, mas também Unidades Locais de Saúde, Centros Hospitalares, Instituições do Ensino Superior e Associações Desportivas locais. O Diabetes em Movimento é uma intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física para esta população.


Saiba mais sobre o programa aqui
 


Organização Mundial de Saúde | Lançamento do Global Status Report on Physical Activity 2022

Clique aqui para saber mais
 


Foi lançado no dia 19 de outubro de 2022 o primeiro Global Status Report on Physical Activity da Organização Mundial de Saúde (OMS), relatório com os dados da monitorização do progresso global na implementação das recomendações do Plano de Ação Global para a Atividade Física (GAPPA) 2018-2030, por parte dos países.

Adicionalmente ao Relatório de Monitorização Global para a Atividade Física, cujo sumário executivo também se encontra disponível, existem ainda perfis por cada um dos países, estando o de Portugal disponível para consulta aqui.

No evento de lançamento, Portugal esteve presente, através de participação da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Drª. Margarida Tavares, que salientou as várias atividades e iniciativas de promoção da atividade física implementadas a nível nacional.

Veja os vídeos do evento de lançamento e todos os relatórios AQUI!


Cobertura nos media portugueses e comentários da direção PNPAF

A diretora do PNPAF, Prof.ª Marlene Nunes Silva, devido ao elevado interesse neste lançamento, deu várias entrevistas durante o dia, onde comentou os dados deste relatório.

  • A primeira, para a TSF, que pode ouvir aqui, a partir do minuto 7:40;
  • E outra para o jornal Público, que pode ler aqui.

Vários órgãos de comunicação também noticiaram o lançamento do relatório da OMS:




Diabetes em Movimento | Sessão de Esclarecimento

Após a interrupção das atividades devido à pandemia de COVID-19, a Direção-Geral da Saúde está a planear a retoma do programa comunitário Diabetes em Movimento para janeiro de 2023.

No passado dia 10 de outubro, decorreu uma sessão de esclarecimento sobre o processo de auscultação de instituições interessadas na implementação local do programa. A sessão que decorreu em formato online, contou com a presença de médicos, enfermeiros e profissionais do exercício físico de 30 municípios.

Até ao dia 31 de outubro, a formalização do interesse na implementação local do programa para a época de 2022/2023 deve ser oficializada através do preenchimento deste formulário.

Para mais informações, consulte a página de facebook do Diabetes em Movimento: https://www.facebook.com/diabetesemmovimento.

Clique aqui para saber mais
 


PNPAF participa no 5º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)

A diretora do PNPAF, Prof.ª Dr.ª Marlene Nunes Silva, participou numa mesa sobre políticas de promoção da saúde, e o seu papel na promoção e sustentação de comportamentos de saúde, partilhando a experiência do PNPAF a este nível. Saiba mais sobre o 5º Congresso OPP aqui. 


Clique para saber mais sobre o Congresso
 


Participação do PNPAF na 11ª Conferência da Iniciativa Europeia Health Enhancing Physical Activity (HEPA)

A diretora do PNPAF, Prof.ª Dr.ª Marlene Nunes Silva, esteve presente nesta conferência, onde apresentou os resultados da implementação e impacto da campanha nacional de mass media "Siga o Assobio: a atividade física chama por si". Saiba mais sobre estes resultados aqui



Saiba mais sobre esta comunicação aqui
 


O diretor-adjunto do PNPAF, Prof. Dr. Romeu Mendes, também marcou presença nesta conferência, onde apresentou as ferramentas de avaliação e aconselhamento breve para a atividade física nos cuidados de saúde primários. Pode saber mais sobre estas ferramentas aqui.  


Saiba mais sobre esta comunicação aqui
 


Preditores da Promoção da Atividade Física de Utentes | Publicação de Resultados de Inquérito Realizado a Médicos

Os resultados do inquérito realizado em 2018 a médicos do sistema de saúde Português foram publicados em revista científica internacional, podendo ser consultados AQUI.

Uma análise aprofundada demonstrou que a promoção da atividade física dos utentes por parte dos médicos inquiridos é influenciada pelo contexto clínico de trabalho, posição na carreira médica, especialidade médica, atitudes relativas à atividade física, perceção do interesse dos utentes pelo tópico e pelos níveis de atividade física dos próprios médicos.


Aceda aqui ao artigo completo

 

 


Semana do Brincar | Câmara Municipal de Viseu

A Câmara Municipal de Viseu, com o objetivo de envolver os vários agentes da comunidade, aumentando o nível de consciencialização para os direitos da criança, a importância do Brincar no processo de desenvolvimento infantil e a promoção da utilização da bicicleta, enquanto forma de mobilidade mais ativa e amiga do ambiente, esteve a promover entre os dias 28 de maio e 3 de junho a Semana do Brincar.

O PNPAF, enquanto parceiro institucional desta iniciativa, deixou uma mensagem sobre a importância do Brincar para o desenvolvimento das crianças. Veja-a em baixo!


Pode saber mais sobre o trabalho desportivo da Câmara Municipal de Viseu aqui.



Clique aqui para saber mais sobre Viseu Ativo
 



Seminário "Recomendações 24h Movimento" | Dia Mundial da Atividade Física


Em alinhamento com os eixos estratégicos do PNPAF, venha assistir no dia 6 de abril, Dia Mundial da Atividade Física, a um seminário sobre as "Recomendações 24h Movimento", com a presença de especialistas nacionais e internacionais e abertura pela Subdiretora-Geral da Saúde, Dra. Vanessa Pereira Gouveia.



Clique aqui para ver o programa
 



Promoção da Atividade Física através dos Sistemas de Saúde | Sessão Online PNPAF


A promoção da atividade física através dos sistemas de saúde constitui uma ação central na promoção intersetorial da saúde das populações, com forte evidência de efetividade e custo-efetividade no combate às doenças crónicas não transmissíveis. Internacionalmente, a Organização Mundial da Saúde recomenda o estabelecimento de modelos de promoção da atividade física através do sistema de saúde, sendo vários os exemplos que têm surgido a este nível, nomeadamente em Portugal.


Nesse sentido, a equipa do PNPAF organizou uma sessão sob o mote “Promoção da Atividade Física através dos Sistemas de Saúde”, que decorreu no dia 8 de março de 2022, entre as 17h e as 20h, em formato online. Poderá assistir à gravação desta sessão aqui.


Clique aqui para assistir a esta sessão
 



Relatório Anual de Atividades PNPAF 2021


O Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde assinala o Dia Mundial da Atividade Física 2022, comemorado a 6 de abril, com a publicação do seu relatório anual de atividades, que pode ser consultado AQUI.


O documento resume os dados da atividade física (AF) em Portugal e faz um ponto de situação sobre as principais estratégias para a promoção da AF implementadas no último ano, bem como das ações e estratégias previstas para o próximo ciclo.


Destaque dado para: (a) a monitorização da atividade física e comportamento sedentário dos utentes utilizadores dos Cuidados de Saúde Primários, que, no final de 2021, registou o dobro do valor monitorizado no final de 2020 (dados acumulados); (b) a realização de aconselhamento breve para a promoção da atividade física dos utentes, que registou um aumento de 18% comparativamente aos dados apurados no final de 2020 (dados acumulados); (c) a tendência de aumento dos níveis de atividade física da população adulta portuguesa, de acordo com o REACT-COVID 2.0, estudo realizado pela Direção-Geral da Saúde, em parceria com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


Relatório Anual PNPAF 2021

 

 


Dia Mundial da Atividade Física 2022 | Relatório PNPAF nos media

Consulte o caderno de imprensa completo aqui:

Caderno de Imprensa Dia Mundial da Atividade Física 2022

 

 


No Dia Mundial da Atividade Física, 6 de Abril de 2022, em que o Relatório Anual de Atividades do PNPAF foi tornado público, vários órgãos de comunicação social disseminaram o mesmo. Saiba mais aqui:





2021


REACT-COVID 2.0 | Relatório Infográfico de Resultados do 2º Inquérito Nacional sobre Hábitos de Alimentação e de Atividade Física em Contexto de Pandemia COVID-19


Descubra AQUI os resultados do Inquérito REACT-COVID 2.0.
Este estudo iniciou-se em 2020 e o segundo momento de recolha de dados decorreu entre Maio e Junho de 2021, contando com uma amostra de 4930 indivíduos, com 18 ou mais anos.

Relatório infográfico REACT-COVID 2.0
 


Os dados deste inquérito vêm confirmar a tendência de melhoria dos níveis de atividade física da população54,3% dos inquiridos apresentam níveis adequados de atividade física para a promoção da saúde (vs. 46% em 2020 e 48.1% em 2017). Não obstante, aumentou também o tempo sedentário, sendo este de 7 ou mais horas por dia para 46,4% dos inquiridos (38.9% em 2020). 

Entre as atividades mais praticadas, destaca-se a caminhada, seguida pelas atividades de fitness, treino de força e corrida (estas últimas duas significativamente mais adotadas pelos homens). Quanto às atividades do dia-a-dia, as tarefas domésticas continuam a prevalecer nas mulheres (84.7% vs. 46.3% nos homens) e o subir e descer escadas como forma de se manter ativo é reportado por cerca de 62% dos inquiridos. 

Os resultados deste inquérito também sugerem que a atividade física e o comportamento alimentar se parecem influenciar mutuamente, sublinhando a importância de uma abordagem integrada na promoção destes comportamentos. Abordagem esta que também terá de ter em conta género, idade, e situação socioeconómica, já que a análise combinada aponta para um perfil de risco em que ser mulher, ter idade inferior a 45 anos e perceção de má situação financeira se associa a um aumento do risco de menores níveis de atividade física e mudança para pior perfil alimentar. Ser homem e ter mais de 46 anos está associado maiores níveis de atividade física e manutenção ou mudança de bom perfil alimentar.


Padrão de risco vs. Padrão protetor

 

 

Nomeação de Novo Coordenador Comissão Intersectorial para a Promoção da Atividade Física (CIPAF) 






REACT-COVID | Inquérito Nacional sobre Hábitos de Alimentação e de Atividade Física em Contexto de Pandemia COVID-19


A Direção-Geral da Saúde, em colaboração com o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a realizar a análise de uma segunda recolha de dados sobre os comportamentos alimentares e de atividade física dos portugueses em contexto da pandemia COVID-19.


Para ver os resultados do primeiro questionário, realizado em contexto de confinamento social, tem disponível o artigo científico em revista internacional e a infografia com sumário dos resultados principais.

Clique aqui para ler o artigo
 
Clique aqui para ver a infografia
 



Novas Recomendações da OMS para a Atividade Física e Comportamento Sedentário | Tradução Portuguesa

 

A Organização Mundial de Saúde lançou novas recomendações para a atividade física e comportamento sedentário. O documento, produzido no final de 2020, foi agora traduzido para a língua portuguesa pelo PNPAF, com o aval da OMS. Descubra estas recomendações aqui.


Clique aqui para ler as recomendações
 



Seja em que circunstância for, cada movimento conta!

 

Veja em baixo, carregando nas imagens, vídeos ilustrativos da OMS com várias atividades físicas que pode fazer em qualquer altura.


Clique aqui para ver o vídeo

 
Clique aqui para ver o vídeo
 


Reportagem com Participação da Diretora do PNPAF | Revista CAIS 

A diretora do PNPAF, Profª Marlene Nunes Silva, contribui para uma reportagem da Revista CAIS sobre como a atividade física é uma forma de desenvolvimento fundamental, promotora do movimento escutista. Pode ler a reportagem na íntegra aqui.


Clique aqui para ler a reportagem
 


Entrevista à Diretora do PNPAF| Quarto do Fundo - Rádio Renascença 

Apesar dum relatório de 2019 dar conta que 65% da população portuguesa não pratica qualquer exercício físico, a Prof.ª Marlene Nunes Silva explica que este é um dado que exige interpretação. Além disso, defende que o que falta a muitos portugueses, para integrar o exercício físico na sua rotina, é experimentar os benefícios do exercício físico. A diretora do PNPAF esteve à conversa com a Carla Rocha, no programa Quarto do Fundo, da Rádio Renascença, no dia 9 de outubro de 2021. Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui.

 

Clique aqui para ouvir o programa
 


A Obesidade em Tempos de Pandemia| É ou Não É? - RTP 

Mais de metade da população portuguesa tem excesso de peso ou obesidade. Os confinamentos sociais devido à pandemia COVID-19 reforçaram os comportamentos sedentários, para uma parte da população, ao mesmo tempo que a obesidade parece favorecer casos mais graves de infeção por COVID-19. Como combater a epidemia da obesidade em plena pandemia?. Estas e outras questões foram respondidas no programa da RTP, É ou Não É?, no dia 29 de junho de 2021, com participação da diretora do PNPAF, Prof.ª Marlene Nunes Silva. Pode assistir ao programa completo aqui


Clique aqui para assistir ao debate completo
 



Entrevista à Diretora do PNPAF| Podcast Vitamina P 

O sedentarismo não é bom para a saúde, mas nem sempre é fácil arranjar tempo e vontade para incluir mais movimento no dia-a-diaParte do problema é forma como se vê a atividade física. Descubra este episódio do podcast Vitamina P, do jornal Público, onde a diretora do PNPAF, fala sobre os objetivos do programa e sobre o que é que funciona melhor para motivar os portugueses para a atividade física, desde as atividades em família ao futebol.


Clique aqui para ouvir o episódio completo
 


Entrevista à Diretora do PNPAF| Revista Deco Proteste 

A diretora do PNPAF, Profª. Drª. Marlene Nunes Silva, deu uma entrevista para a revista da Deco Proteste, edição de junho/julho de 2021, sobre o papel do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e explica porquê e como aumentar os níveis de atividade física da população nacional. Pode ler a entrevista completa aqui


Clique aqui para ler a entrevista
 


Dia Mundial da Atividade Física | Relatório PNPAF nos media




No Dia Mundial da Atividade Física, em que o Relatório Anual de Atividades do PNPAF foi tornado público, vários órgãos de comunicação social disseminaram o mesmo. Saiba mais aqui:


Desenvolvimento Desportivo e Desenvolvimento Sustentável | XXII Congresso Nacional de Gestão do Desporto

No passado dia 3 de dezembro, a Prof.ª Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, esteve em representação do PNPAF no XXII Congresso Nacional de Gestão do Desporto, organizado pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), sob o mote "Desporto e Lazer no Território: Estratégias de Recuperação". A Prof.ª Marlene Nunes Silva integrou o painel da 3ª Tertúlia sobre "Desenvolvimento Desportivo e Desenvolvimento Sustentável", contando também com a participação de representantes do IPDJ e da Câmara Municipal de Lisboa. Pode saber mais acerca deste congresso aqui.


Clique aqui para saber mais sobre o congresso
 


O Impacto da COVID-19 nos Estilos de Vida | 25º Congresso Português de Obesidade

No passado dia 20 de novembro, a Prof.ª Rute Santos, diretora-adjunta do PNPAF, esteve em representação do PNPAF no 25º Congresso Português de Obesidade, promovido pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO). A Prof.ª Rute Santos integrou um simpósio acerca do impacto da COVID-19 nos estilos de vida, tendo apresentado uma comunicação sobre os hábitos de atividade física e de comportamento sedentário da população portuguesa durante os períodos de confinamento social derivados da pandemia por COVID-19. Pode saber mais acerca deste congresso aqui.


Clique aqui para saber mais sobre o congresso
 



Promover a Saúde na Escola através dos Comportamentos de Movimento | Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior

No passado dia 18 de novembro, a Prof.ª Rute Santos, diretora-adjunta do PNPAF, a convite do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, e no âmbito das formações em Promoção e Educação para a Saúde, apresentou uma comunicação para a comunidade escolar acerca da importância da integração dos comportamentos do movimento nas crianças e jovens adolescentes.

 



Atividade Física e a sua promoção pelos médicos 
em Portugal | X Jornadas Médico Ativo Paciente Ativo

No próximo dia 16 de outubro de 2021, o PNPAF estará representado pela Drª. Catarina Santos Silva, membro da equipa do PNPAF, nas X Jornadas Médico Ativo Paciente Ativo, organizadas pela Clínica das Conchas, sob o tema "Atividade física e a sua promoção pelos médicos em Portugal". Estas jornadas, que serão realizadas 100% online, com o valor da inscrição a reverter para uma associação solidária, contam com 5 horas de palestras ministradas por 8 especialistas em Medicina do Exercício. Pode saber mais e inscrever-se aqui.


Clique aqui para saber mais
 



A Promoção da Atividade Física em Portugal | Semana Europeia do Desporto da Universidade Europeia

No dia 28 de setembro de 2021, o PNPAF esteve representado pela Drª. Catarina Santos Silva, membro da equipa do PNPAF, numa masterclass integrada no Ciclo de Conferências da Semana Europeia do Desporto da Universidade Europeia. Esta masterclass visou a apresentação do PNPAF à comunidade e estudantes da área de Saúde e Desporto desta universidade. Pode assistir à masterclass completa aqui


Clique aqui para assistir à masterclass
 



Atividade Física para Todos |
National Dialogue Forum

No passado dia 20 de setembro de 2021 o PNPAF, representado pelo Dr. Bruno Avelar Rosa, participou no evento National Dialogue Forum organizado no âmbito do projeto CO-CREATE – Confronting obesity: Co-creating policies with youth, financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte 2020 e cujo membro nacional é o Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS). O objetivo deste projeto é trabalhar com adolescentes entre os 16 e os 18 anos no desenvolvimento, informação e disseminação de políticas que combatam a obesidade. Os jovens envolvidos desenvolveram propostas políticas para a melhoria dos seus ambientes e, por conseguinte, melhorar a saúde e bem-estar. Saiba mais aqui.

No evento foram apresentadas três propostas políticas relacionadas com “atividade física para todos”, “limitar o marketing alimentar” e “nutrição nas escolas”, onde foi discutida a primeira proposta apresentada pelos jovens e partilhadas as orientações do PNPAF.


Clique aqui para saber mais
 



A Promoção da Atividade Física e o Comportamento Sedentário: Iniciativas PNPAF em 2021 | Câmara Municipal de Tondela

No dia 26 de junho de 2021, o PNPAF esteve representado pela Drª. Catarina Santos Silva e pela Dr.ª Sofia Franco, membros da equipa do PNPAF, na última sessão de uma série de webinars promovidos pela Câmara Municipal de Tondela, sob o mote "Uma hora do seu dia, para a saúde de uma vida". A primeira comunicação, da Drª. Catarina Santos Silva, foi focada na apresentação das iniciativas do PNPAF em 2021, com ênfase no aconselhamento breve de atividade física no SNS. A segunda comunicação, da Drª. Sofia Franco, incidiu sobre a promoção e disseminação do instrumento de avaliação de boas práticas em intervenções comunitárias de promoção da atividade física, desenvolvido pelo PNPAF. Pode assistir às apresentações aqui. 


Clique aqui para assistir ao webinar
 



Manter o Coração em Forma | Fundação Portuguesa de Cardiologia 

No dia 19 de maio de 2021, o PNPAF moderou o webinar “À Conversa com Cidades Ativas e Saudáveis”, organizado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e pela Câmara Municipal de Lisboa, visando caracterizar os níveis de prática desportiva e de atividade física da população em geral e de Lisboa em particular, bem como apresentar programas desportivos municipais que visem promover a atividade física, envolvendo juntas de freguesia e clubes desportivos. Pode assistir ao webinar e saber mais informações aqui

#lisboainspira


Clique aqui para saber mais informações
 



Promoção da Atividade Física | Saúde de Qualidade - Compromisso para o Ensino Superior 

No dia 28 de abril de 2021, o PNPAF esteve representado pelo Prof. Dr. Bruno Avelar Rosa, membro da equipa do PNPAF, num webinar dedicado à promoção da atividade física, no âmbito da cooperação efetuada pela Federação Académica do Porto (FAP) e a DGS no projeto "Saúde de Qualidade - Compromisso para o Ensino Superior". Esta comunicação pretendeu apresentar as políticas europeias e internacionais relacionadas com a promoção da atividade física no contexto Universitário, sendo seguida por apresentações dos convidados Fernando Parente, Diretor do Projeto Healthy Campus da Federação Internacional de Desporto Universitário e Paulo Santos, Pró-Presidente do Instituto Politécnico do Porto. Veja o programa aqui.




Clique aqui para ler o programa
 



Como vencer a inatividade física na comunidade? | I Congresso de Cuidados Respiratórios em Enfermagem de Reabilitação 

No dia 21 de abril, o Dr. Bruno Rodrigues, membro da equipa do PNPAF, participou no webinar "Como vencer a inatividade física na comunidade?". Esta comunicação estava integrada no I Congresso de Cuidados Respiratórios em Enfermagem de Reabilitação, promovido pela Associação Científica dos Enfermeiros. Pode saber mais informações e ver o programa completo aqui.


Clique aqui para ver o programa e saber mais
 



La Actividad Física y la Actualidad de la Contingencia Sanitaria | Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde 

No dia 20 de abril, a Prof.ª Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, participou no webinar "La Actividad Física y la Actualidad de la Contingencia Sanitaria" organizado pela Rede Euroamericana de Atividade Física, Educação e Saúde (REAFES). Neste webinar foram discutidas as medidas de restrição relativas às atividades físicas e desportivas e as políticas e estratégias nacionais de promoção das mesmas, usando como exemplo os 4 países dos oradores deste webinar: México, Portugal, Colômbia e Espanha. Pode assistir ao webinar completo aqui, onde a intervenção da Prof.ª Marlene inicia no minuto 18:20.


Clique aqui para assistir ao webinar
 



Atividade Física para a Saúde | VIII Fórum Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

No dia 16 de abril de 2021 o PNPAF esteve representado pela Profª. Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, no webinar "Atividade Física para a Saúde" do VIII Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS). Este webinar foi dedicado a promover a participação e parcerias para a saúde e bem-estar, procurando dar a conhecer a importância e os benefícios da atividade física na promoção da saúde, promover a atividade física em grupos vulneráveis e divulgar estratégias de desenvolvimento da atividade física a nível local. Pode assistir ao webinar completo aqui


Clique aqui para assistir ao webinar
 


Comemorações do Dia Mundial da Atividade Física 2021

Várias foram as comunicações da equipa do PNPAF para assinalar este dia. 


  • Dia Mundial da Atividade Física | Câmara Municipal de Braga - Para assinalar o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, a Câmara Municipal de Braga, entrevistou o Dr. Bruno Rodrigues, membro da equipa do PNPAF, acerca da importância da atividade e do exercício físico na saúde e qualidade de vida, enquanto terapêutica não farmacológica. Pode ver a entrevista completa aqui


Clique aqui para ver a apresentação
 


  • Atividade Física e Saúde | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - No dia 6 de abril de 2021, Dia Mundial da Atividade Física, o PNPAF esteve representado pela Profª. Rute Santos e pelo Dr. Romeu Mendes, diretores-adjuntos do PNPAF, no webinar "Atividade Física e Saúde", organizado pela Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Reabilitação, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), e pelo P20 - Programa de promoção da Comunidade Educativa na vida da Escola (Plano Estratégico da ESEnfC 2020-2024). A comunicação da Profª. Rute Santos incidiu sobre o papel do PNPAF na capacitação dos profissionais de saúde para a promoção da atividade física, e a comunicação do Dr. Romeu Mendes foi sobre o projeto "Diabetes em Movimento". Pode saber mais sobre o evento aqui.


Clique aqui para saber mais
 


  • Atividade Física, Estilos de Vida e Envelhecimento Saudável | Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano - No dia 6 de abril de 2021, Dia Mundial da Atividade Física, o PNPAF está representado pela Profª. Marlene Nunes Silva, diretora do PNPAF, no 2º webinar organizado pela Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Évora. Esta iniciativa pretende promover a importância da atividade física para um estilo de vida saudável, através das diferentes palestras levadas a cabo por especialistas na área. Pode ver o programa completo e inscrever-se aqui.


Clique aqui para saber mais
 




Publicações PNPAF


#SigaOassobio: A Atividade Física Chama Por Si Avaliação da Implementação e Impacto da Campanha Nacional de Mass Media Publicada em Revista Científica Internacional 

 


Clique aqui para ler o artigo




 


Esta campanha nacional, desenvolvida com 
base em princípios motivacionais e comportamentais validados cientificamente, seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública e visou inspirar os Portugueses a sentirem-se mais capazes, mais motivados e a identificarem mais oportunidades diárias para a adoção de estilos de vida fisicamente ativos.


Desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde, a campanha contou com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol. Os seus resultados, quer de implementação, quer de impacto, foram analisados à luz das melhores práticas internacionais e publicados no International Journal of Environmental Research and Public Health.

A campanha foi transmitida nos 3 principais canais de televisão portuguesa, duas rádios nacionais, jornais regionais, cartazes e vários meios digitais (p.ex. vídeo no Youtube com mais de 130 mil visualizações e no Facebook com mais de 11 mil visualizações).

Os seus resultados ao nível do reconhecimento público seguem o esperado para campanhas nacionais (aprox. 24%). Dado ter sido uma campanha de curta duração, o seu efeito positivo manifestou-se principalmente ao nível de objetivos centrais ligados à perceção da prática de atividade física como algo acessível, pela existência de várias oportunidades diárias, exequível - mesmo com pouco tempo, equipamento, dinheiro ou condição física - e entusiasmante!

Novas vagas de implementação da campanha permitirão aferir os seus efeitos nos níveis e tipos de atividade física de forma mais consistente e prolongada no tempo.

 

A atividade física (continua) a chamar por si!

#SigaOassobio

(Clique aqui para ver o artigo em PDF)




Indicadores de Boas Práticas para Programas Comunitários | Publicação e Disponibilização de Critérios de Avaliação

 

É importante que as intervenções comunitárias sejam avaliadas e validadas através de uma ferramenta comum que assegure/assinale o cumprimento de critérios reconhecidos como boas práticas na promoção da atividade física junto da população, em situações de “mundo real”. Boas práticas têm sido referidas enquanto “características de iniciativas, de intervenções ou de programas comunitários, implementadas em contexto de vida real e que são adequadas ao seu contexto de aplicação, aceites pela população-alvo e parceiros, efetivas, que produzem bons resultados, eficientes, sustentáveis, replicáveis, éticas e justas”.

Para este efeito, o PNPAF criou uma ferramenta, com base em critérios de avaliação provenientes de várias fontes de evidência (ex.: plataforma CHRODIS, revisão sistemática da literatura e critérios definidos pela OMS), que avalia as boas práticas existentes em intervenções comunitárias de promoção da atividade física.

Esta ferramenta de avaliação irá permitir a identificação, o reconhecimento e a valorização de iniciativas comunitárias de qualidade já existentes. Para além disso, este conjunto de critérios de sucesso poderá, igualmente, ajudar na definição de padrões de qualidade dessas mesmas iniciativas, incentivando a sua disseminação e adoção a nível nacional.
Pode consultar o documento com a ferramenta AQUI.

Foi publicado recentemente um artigo, em revista científica internacional, sobre o desenvolvimento e validação desta ferramenta de avaliação de boas práticas. Pode ler o artigo aqui



Clique aqui para ler o artigo completo
 



Lançamento Curso E-Learning | Promoção do Aconselhamento Breve para a Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde

 

Especialmente dirigido a psicólogos com atuação direta em unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS), este curso visa a sua capacitação no uso das ferramentas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física, atualmente disponíveis no SNS. O curso tem ainda outra fundamental função para estes psicólogos, potenciando a sua intervenção formativa junto de outros profissionais de saúde, disseminando e treinando o uso das ferramentas disponíveis, para que estas possam ser disponibilizadas ao maior número de utentes que delas beneficiarão.

 

O curso foi desenhado por especialistas do PNPAF e a sua implementação, gratuita para os participantes, através de atrativa plataforma E-learning, resulta da parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

Este é mais um passo fundamental para a qualidade dos serviços prestados. A evidência científica mais atual na área da promoção da atividade física identifica o aconselhamento breve em contexto de consulta de rotina como uma das intervenções mais custo-efetivas. Neste âmbito, esta e outras iniciativas têm vindo a ser implementadas pela DGS, através do PNPAF, visando a capacitação crescente dos profissionais de saúde nesta área.


A primeira edição será lançada a 19 de Outubro de 2020, com subsequentes edições em Novembro e Dezembro. Pode assistir a um breve vídeo explicativo carregando na imagem em baixo e pode inscrever-se aqui.

 


Clique aqui para ver um vídeo explicativo
 



Estudo sobre Políticas de Promoção da Atividade Física para a Saúde | Projeto EUPAP

No âmbito do Projeto EUPAP - A European Model for Physical Activity Prescription, um projeto financiado pela Comissão Europeia e onde, através do PNPAF, a DGS é um dos 9 parceiros, projeto esse que visa adaptar a boa prática sueca de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, foi publicado um estudo sobre as políticas de promoção da atividade física para a saúde nos países envolvidos. Este estudo integra também a análise das potencialidades dos diferentes parceiros para a adaptação e implementação do modelo sueco, bem como o guia utilizado para a sua elaboração. Para mais informações sobre o Projeto EUPAP, clique aqui.



Clique aqui para saber mais sobre o Projeto EUPAP
 




2020


Dia Mundial da Atividade Física | 6 abril 2020

Clique para aceder à notícia

 

 
Clique para aceder à notícia

 

 

Veja mais notícias AQUI.   


Diálogos da Psicologia - AF e isolamento

 

 

Diretório DGS-PNPAF | Iniciativas de apoio à prática atividade física no isolamento/distanciamento social  

Consulte aqui: 

 

 

Como se manter fisicamente ativo em situação de isolamento social?

Consulte aqui recomendações:

 

Atividade física em isolamento social

 

 


Faça download das infografias aqui:

 

Infografia1

 

 
Infografia2

 

 
Infografia3

 

 
Infografia4

 

 
Infografia5

 

 
Infografia6

 

 


Assista aqui a alguns vídeos:


Vídeos AF no domicílio

 

 
Artigo Ferramentas Digitais no SNS
 


Foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health um artigo descritivo do desenvolvimento e implementação das ferramentas de apoio ao aconselhamento breve para a atividade física, bem como da sua utilização pelos profissionais de saúde e cidadãos ao longo dos dois primeiros anos após a sua disponibilização no SClínico – Cuidados de Saúde Primários, na PEM – Prescrição Eletrónica Médica e no MySNS Carteira.

Estas ferramentas permitem, de forma muito simples, otimizar, rotinar e disseminar o aconselhamento breve para atividade física de utentes aquando dos seus cuidados assistenciais habituais, sendo considerada uma estratégia custo-efetiva no contexto da promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários.

Este trabalho dá a conhecer à comunidade científica a realidade Portuguesa face ao cumprimento de um conjunto de recomendações da Organização Mundial da Saúde – patentes no seu Plano de Ação Global da Atividade Física 2018-2030 – e das Recomendações do Conselho da União Europeia relativas à promoção transetorial da atividade física (2013/C 354/01).

Estas ferramentas foram desenvolvidas pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, em colaboração com a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o seu uso aumentou substancialmente entre 2018 e 2019: tendo sextuplicado o número de utentes cujo nível de atividade física foi avaliado/registado através da ferramenta do SClínico – Cuidados de Saúde Primários, e quase triplicado o número de guias emitidos através da PEM – Prescrição Eletrónica Médica para apoio ao aconselhamento breve.




 
 
Clique aqui para aceder ao Relatório Anual PNPAF 2019

 

 
#SigaOassobio - A atividade física chama por si 
 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) lançam campanha para inspirar os Portugueses a praticar Atividade Física

Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, equipamento especial ou de estar em forma, então a campanha "Siga o Assobio" é para si. A DGS e o IPDJ, com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, estão empenhados em mostrar aos Portugueses que praticar atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

A atividade física chama por si.

#SigaOassobio


  
 


| Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio - A Atividade Física Chama Por Si" | 


A campanha foi avaliada formalmente, com a colaboração da Associação Mutualista Montepio, tendo os seus resultados preliminares revelado um efeito positivo, com significância estatística (p<0.001), nos inquiridos ao nível da competência percebida para a prática de atividade física (mesmo quando se possa "ter pouco tempo"; "não estar na melhor forma física" ou "não ter equipamento específico"), na oportunidade percebida para a prática de atividade física (como, por exemplo, a "integração de atividade física no dia a dia" e perceção de "oportunidades para se ser ativo na zona de residência"), na motivação e gosto pela prática de atividade física (bem como de considerar que fazer atividade física é agradável e interessante). Os resultados verificaram-se igualmente positivos (p<0.001) em relação ao próprio nível de atividade física reportado pelos inquiridos (menor proporção da amostra na categoria com baixo nível de atividade física e maior nas categorias de moderado e elevado nível de atividade física). A conceção desta campanha teve por base princípios motivacionais e comportamentais validados cientificamente e seguiu os princípios do marketing social em Saúde Pública. Esta campanha tem a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude e o apoio da Federação Portuguesa de Futebol.


O comentário do Professor Adrian Bauman, diretor do Collaborating Centre on Physical Activity, Nutrition and Obesity da Organização Mundial da Saúde, de apoio a estes resultados e suas implicações para a Saúde Pública pode ser visualizado AQUI:

Comentário Professor Adrian Bauman

  

 


Os resultados preliminares da campanha "Siga O Assobio" podem ser consultados AQUI:

Resultados Preliminares da Campanha

 

 


_____________________________________________



| Implementação do Projeto-Piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde | 


Está em curso a implementação do projeto-piloto definido no Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, em treze unidades de saúde das cinco Administrações Regionais de Saúde do país. Veja o vídeo abaixo, que mostra como a atividade física tem vinda a ser promovida no Serviço Nacional de Saúde.


Vídeo sobre o modelo de promoção da atividade física no SNS

 

 


_____________________________________________



| Portugal Segue o Assobio: Lançamento do Relatório do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física 2019 e Apresentação dos Resultados Preliminares da Campanha "Siga O Assobio" | 


Realizou-se a 19 de setembro de 2019 o evento de lançamento do Relatório 2019 do PNPAF, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa (programa AQUI). O evento incidiu sobre a apresentação das principais atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo de 2018-2019 e contou com a participação dos Secretários de Estado da Saúde e da Juventude e Desporto, da Diretora-Geral da Saúde, do presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol e da Câmara Municipal de Lisboa.


Cerimónia Portugal Segue o Assobio

 

 

Veja as fotos completas do evento aqui:

Evento Geral

Photo Booth


________________________________________



DGS-PNPAF presente em painel de peritos da OMS | Membros do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde participaram, a convite da Organização Mundial da Saúde (OMS), num painel de peritos em intervenções digitais para o aumento da atividade física, nos dias 18 e 19 de Julho de 2019, em Genebra. Nesta reunião, foram destacadas como boas práticas as iniciativas de aconselhamento breve para a promoção da atividade física que Portugal está a levar a cabo no SNS, através da disponibilização de ferramentas digitais para a avaliação dos níveis de atividade física e sedentarismo, bem como a disponibilização de guias de apoio ao aconselhamento para estilos de vida mais ativos (consulte mais detalhes AQUI). Esta reunião de peritos foi agendada no âmbito de um novo programa em desenvolvimento pela OMS, no âmbito do Be He@lthy, Be Mobile. O conceito chave e os programas digitais já desenvolvidos pela OMS neste âmbito, podem ser encontrados AQUI. Vários são os programas digitais disponíveis para implementação, já testados e validados (p.ex., diabetes, cessação tabágica, envelhecimento, rastreio do cancro do colo do útero). Para todos eles, um guia de implementação está já disponível, assim como uma equipa de acompanhamento. O mActive pretende ser mais um dos programas disponíveis dentro da área das intervenções digitais da OMS (Be He@lthy, Be Mobile). É um programa simples, que assenta em mensagens SMS (visando chegar a uma população com baixa literacia digital), enviadas no sentido do aumento do tempo de caminhada diário - partindo dos 10 minutos de caminhada diária, até atingir os 30 minutos. O Programa, ainda em desenvolvimento, estará disponível a partir de 2020, integrando mais uma oferta da OMS dentro da iniciativa Be He@lthy, Be Mobile.
Painel de peritos OMS no âmbito do programa mActive 
 

________________________________________



DGS presente em formação sobre modelo sueco de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários |
 No âmbito do projeto "EUPAP - An European Model for Physical Activity on Prescription", cofinanciado pela Comissão Europeia e cujo objetivo é transferir o modelo sueco de promoção da atividade física nos cuidados de saúde primários, decorreu de 20 a 22 de maio, em Gotemburgo, Suécia, uma ação de formação de formadores destinada a profissionais dos diferentes países, com o objetivo de cpacitar relativamente às diferentes particularidades normativas, técnicas e científicas do modelo sueco (já com 20 anos de experiência e evidência científica) e, simultaneamente, o necessário enquadramento enquanto futuros multiplicadores da formação nos seus territórios. A delegação portuguesa foi constituída pelo Médico Nuno Piteira e pelo Profissional do Exercício Pedro Morouço, ambos envolvidos no projeto-piloto português de promoção da atividade física no SNS. O projeto EUPAP, com início em março de 2019 e término em fevereiro de 2022, é coordenado pela Agência Sueca de Saúde Pública e conta com a Direção-Geral da Saúde como um dos 9 parceiros do consórcio.

________________________________________



Formação em Aconselhamento Breve para a Atividade Física | Doze unidades de cuidados de saúde primários das 5 ARS participaram nesta ação de formação, que decorreu em Lisboa e no Porto, a 15 e 21 de maio, respetivamente, e foi dirigida aos médicos de Medicina Geral e Familiar que estarão envolvidos no estudo de avaliação desta intervenção a nível nacional. Estão disponíveis para todos os profissionais de saúde com interesse na área o Manual de Aconselhamento para a Mudança Comportamental, bem como uma grelha de facilitação das ferramentas de apoio, disponíveis para auxiliar esta intervenção. Mais informações sobre esta ação de formação AQUI.
Formação em aconselhamento breve para a atividade física 
 


________________________________________



Festa do Coração 2019 | O PNPAF, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa, esteve presente nas comemorações do "Mês de Maio - Mês do Coração", no passado dia 4 de maio de 2019, nos Jardins do Palácio de Belém. Várias atividades de literacia para a saúde foram dinamizadas por investigadores e alunos da FMH, nomeadamente a sensibilização e o aconselhamento breve para a atividade física e a divulgação das infografias PNPAF sobre as recomendações de prática de atividade física. Foi também proporcionado um rastreio de risco cardiovascular baseado num teste de força de preensão manual com recurso a um dinamómetro, bem como a dinamização de uma aula de aeróbica.

Festa do Coração 2019 
 

________________________________________



Dia Mundial da Atividade Física 2019 | O dia 6 de Abril de 2019 foi celebrado de forma expressiva e simbólica em Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019, com cobertura televisiva pela RTP1, através do programa "Aqui Portugal". O PNPAF dinamizou neste programam ações de literacia para a promoção da atividade física, para o aumento da prontidão para a prática e da literacia. O dia contou com momentos de entrevista ligados a atividades do PNPAF, um deles em horário nobre: o professor Romeu Mendes, Diretor-Adjunto do PNPAF, abordou vários eixos programáticos e ações em curos, nomeadamente a avaliação generalizada da atividade física no SNS, a existência de ferramentas de apoio ao aconselhamento breve e a nova consulta de atividade física, bem como a importância de estilos de vida ativos, não só para a promoção da saúde, mas também como ferramenta de promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável, destacando a mobilidade ativa como fundamental. Este dia foi bastante mediatizado nos meios de comunicação, com várias notícias abordando o balanço da utilização das ferramentas digitais de avaliação e aconselhamento breve da atividade física no SNS.

Dia Mundial da AF 2019 
 

________________________________________



DGS-PNPAF integra Consórcio Europeu "EU Physical Activity on Prescription" | A DGS, através do PNPAF, integra um projeto recentemente aprovado pela Comissão Europeia, incluindo no seu consórcio organizações de 10 países (Suécia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Alemanha, Malta, Dinamarca, Lituânia e Bélgica). Este projeto, enquadrado no 3º Programa de Saúde (2014-2020) da União Europeia, visa a implementação de boas práticas para a promoção da saúde, prevenção das doenças crónicas não transmissíveis e redução das desigualdades na saúde. Tem como objetivo transferir o modelo sueco de prescrição da atividade física nos cuidados de saúde primários para outros países europeus, de forma adaptada às diferentes realidades, perspetivando a criação de um modelo europeu de prescrição da atividade física amplo, versátil e integrador. Com uma duração de 36 meses, o projeto teve a sua 1ª reunião a 28 de março, na sede da CHAFEA, na cidade do Luxemburgo. Portugal terá a responsabilidade e liderança no pacote de trabalho destinado à implementação da prescrição da atividade física nos diferentes países participantes, o qual consiste na tarefa mais central e significativa de todo o projeto.


 
 


________________________________________



Programa apoiado pelo PNPAF/DGS no âmbito do protocolo assinado com a FMH e FPF | Evidência científica publicada recentemente revelou que o programa europeu de alteração de estilos de vida EuroFIT é efetivo no aumento dos níveis de atividade física dos participantes, bem como na melhoria de outros parâmetros de saúde, como a alimentação, o peso corporal e biomarcadores de saúde cardiometabólica. Estes importantes resultados - que podem ser consultados AQUI - vêm reforçar o papel promissor que este tipo de programas pode desempenhar no âmbito da promoção da saúde. O EuroFIT foi alvo de protocolo assinado em 2017 entre a Federação Portuguesa de Futebol, a Faculdade de Motricidade Humana e a Direção-Geral da Saúde para a sua disseminação nacional nos clubes portugueses de futebol.


 
 


________________________________________



Ferramentas de Apoio ao Aconselhamento Breve para a Atividade Física | A promoção da atividade física é algo que a Direção-Geral da Saúde (DGS) tem como um dos grandes eixos para o melhoramento da qualidade de vida dos cidadãos. Através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF), a DGS disponibiliza um conjunto de ferramentas de apoio ao aconselhamento para a promoção da atividade física, que podem ser usadas por todos os profissionais de saúde interessados, sem consumir tempo essencial de consulta. As ferramentas, baseadas em sólida evidência científica, foram desenvolvidas para serem autoexplicativas e, mesmo na ausência de aprofundado enquadramento durante a consulta, poderem ser exploradas e experimentadas livremente pelo utente, em autonomia. Em complemento, será também lançado, a breve trecho, um manual de aconselhamento breve - o Manual de Apoio à Mudança Comportamental.

 


________________________________________



OMS: Plano de Ação Global para a Atividade Física 2018-2030 lançado em Portugal | Sob o mote "Think Global, Act Local", a Cidade do Futebol acolheu o evento de lançamento deste documento (com versão síntese em português) que pretende orientar os países de todo o mundo para a promoção da atividade física. A sessão testemunhou um forte compromisso político, enaltecendo-se a importância de uma ação social, concertada e intersetorial. Contou com as intervenções do Diretor-Geral da OMS, Dr. Tedros Ghebreyesus, do Primeiro-Ministro, dos Ministros da Saúde e da Educação, do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, do diretor do PNPAF e do Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Estão disponíveis vários recursos: o filme total do evento, um vídeo promocional do Plano de Ação, uma breve reportagem e a cobertura do evento.


________________________________________



Dia Mundial da Atividade Física 2018 | Na celebração comemorativa de 2018, foi apresentado o Plano de Ação Nacional para a Atividade Física (ver notícia em baixo) e o relatório do PNPAF, intitulado "Promoção da Atividade Física: Desafios e Estratégias 2018" (brevemente disponível). Este sintetiza as prioridades para 2018 deste Programa Prioritário e as respetivas estratégias em curso.


Dia Mundial da AF 2018 
 

_____________________________________________



Plano de Ação Nacional para a  Atividade Física (PANAF) | Tendo por base o trabalho da primeira plataforma nacional de envolvimento e coordenação intersetorial para a promoção da atividade física, o PANAF foi apresentado publicamente no passado dia 20 de abril, na presença de representantes governativos e da sociedade civil. Mais detalhes AQUI:


PANAF
 


_____________________________________________



Infografias sobre Atividade Física | O PNPAF disponibiliza para download várias infografias sobre recomendações de atividade física para bebés e crianças (0-5 anos), crianças e adolescentes (5-18 anos), adultos e idosos (>18 anos) e para grávidas. São resultado de uma parceria com o Chief Medical Office do Reino Unido e podem ser usadas tanto por profissionais como por educadores para aumentar a literacia da população.


Infografias de Atividade Física
 

_____________________________________________



Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física 2017 | A prevalência da atividade física e outros indicadores relacionados foi atualizada para Portugal e restantes países da União Europeia. O retrato da situação portuguesa é comentado AQUI pelo diretor do PNPAF. Um sumário técnico produzido pelo PNPAF está também disponível.


Entrevista Público  
 


_____________________________________________



LEVANTE-SE, mesmo que se considere fisicamente ativo | Sabia que permanecer longos períodos sentado, sem interrupções, associa-se a um aumento do risco de doenças crónicas (ex. cancro, doenças cardiovasculares) ou, até, de morte por todas as causas? Mesmo que seja uma pessoa ativa. A campanha LEVANTE-SE vem alertar para a importância de interrompermos o tempo que passamos sentados durante o dia, quer seja no trabalho, em casa a ver TV ou numa sala de espera. As peças da campanha estão disponíveis para download AQUI:


Cartazes LEVANTE-SE
 


_____________________________________________



Aconselhamento breve de atividade física no SNS | Já estão disponíveis na Prescrição Eletrónica Médica (PEM) as ferramentas de aconselhamento breve para a atividade física, que permitirão apoiar médicos de família a promover a atividade física dos utentes, na consulta de rotina. Portugal é pioneiro no mundo na disponibilização deste tipo de ferramentas, nomeadamente num serviço público de saúde. Veja o vídeo promocional AQUI:


Vídeo Promoção da AF através dos Serviços de Saúde
 
  (vídeo disponível para download AQUI)


_____________________________________________



Promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde | Foi publicado o Despacho nº 8932/2017, de 10 de outubro, que determina a realização de projetos-piloto para a avaliação e aconselhamento da atividade física (com recurso às ferramentas SClínico e Prescrição Eletrónica Médica) bem como a realização de consultas especializadas de promoção e prescrição de atividade física em unidades de saúde selecionadas. Veja o vídeo onde o diretor do Programa explica a visão do PNPAF para a promoção da atividade física através dos serviços de saúde.


Artigo 'Um SNS mais próximo da atividade física?' 
 


_____________________________________________



Simpósio Europeu Exercise Is Medicine | A 15-16 de setembro de 2017, o Pavilhão do Conhecimento recebeu o Simpósio Europeu Exercise Is Medicine, dedicado à promoção da atividade física nos sistemas de saúde, aproximando a ciência e os profissionais do exercício físico à medicina e saúde pública. O evento foi organizado pela Direção-Geral da Saúde e a Faculdade de Motricidade Humana. Mais informações AQUI e cobertura do evento AQUI.


Simpósio Exercise is Medicine 
 


_____________________________________________



Atividade Física na Revista Fatores de Risco | Foi publicado em julho um número especial da revista, com o título Atividade Física, Exercício e Saúde. Foi editado em colaboração com a DGS - PNPAF e a Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva. Acesso livre e integral aos artigos da revista, no site da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.


Revista Factores de Risco - Edição Especial 
 


_____________________________________________



Artigos Mensais do PNPAF no Jornal Público  |  Em linguagem acessível, estes artigos publicados online e no suplemento P2 incluem temas como os custos da inatividade física, a importância da escola e da literacia física, as preferências de atividade física e desportiva, e a importância do uso da bicicleta, entre outros. Todos estão disponíveis aqui.


PNPAF_Jornal Público 
 


_____________________________________________



Protocolo Entre DGS - PNPAF e Câmara Municipal de Lisboa | Assinado a 29 de junho de 2017, este documento reforça a importância dos Municípios, e de Lisboa especificamente, como parceiros promotores da atividade física em Portugal. Exemplo disso é a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desporto 2021, iniciativa que o PNPAF apoio formalmente.

Câmara Municipal de Lisboa 
 


_____________________________________________



Programa EuroFIT: Protocolo entre FPF, FMH, e DGS | O protocolo visa o desenvolvimento e a futura disseminação nacional do EuroFIT nos clubes portugueses de futebol, que poderão passar a disponibilizar aos seus adeptos com excesso de peso um programa de promoção de estilos de vida saudáveis. Saiba mais sobre o EuroFIT Portugal aqui.


EuroFIT 
 

_____________________________________________


PNPAF 'Qual é a sua Atividade Física?'