Doença Meningocócica em Portugal 2000 a 2006 - Relatório [imprimir]
 
 
 

Em Portugal a doença meningocócica tem sido alvo de vigilância, essencialmente clínica, há décadas. A introdução no mercado de uma vacina conjugada contra o meningococo C, em 1999, no Reino Unido, veio tornar ainda mais premente a necessidade de monitorizar adequadamente a doença com o duplo objectivo de ajudar a decidir acerca da melhor estratégia de vacinação para o País e de monitorizar os efeitos dessa vacinação.

Portanto, em 2000 a Direcção-Geral da Saúde (DGS) desenvolveu, no âmbito do Sistema de Alerta e de Resposta Apropriada (SARA) o Módulo SARA / Meningites e, em 2002, criou em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o Programa de Vigilância Integrada da Doença Meningocócica.

Este estudo sumariza a evolução da vigilância epidemiológica da doença meningocócica no período de 2000-2006, avaliando também as coberturas vacinais e o consequente impacte da vacinação, pretendendo-se que seja o primeiro que, de uma forma sistemática e abrangente, permita acompanhar a história da doença em Portugal.



abrir documento abrir documento( PDF - 919 Kb )

Voltar à página anterior