Alimentos nas Instituições do Ministério da Saúde

Enquadramento Geral

A modificação da oferta alimentar em determinados espaços públicos tem sido sugerida, nomeadamente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma importante medida para a promoção de uma alimentação saudável. Neste âmbito, as instituições de saúde são consideradas locais de excelência para apresentar uma oferta alimentar adequada. A existência de uma oferta alimentar adequada nos hospitais e em outras instituições de saúde é capaz de reforçar as orientações dos profissionais de saúde. Apesar desta evidência, diversos estudos a nível internacional têm sugerido que a oferta alimentar nestes espaços é habitualmente pouco saudável.

Para contrariar esta situação, foi publicado o Despacho n.º 11391/2017 a 28 de dezembro de 2017, o qual visa a alteração da disponibilidade de alimentos nos espaços destinados à exploração de bares, cafetarias e bufetes, nas instituições do Ministério da Saúde (MS), promovendo uma alimentação mais saudável.

Publica-se agora o Guia de Apoio à aplicação do Despacho n.º 11391/2017, que altera a disponibilidade de alimentos nas Instituições do Ministério da Saúde. 

 

Perguntas e Respostas