Calor

 
Proteja-se do calor!

Efeitos do calor na saúde

A exposição ao calor intenso pode produzir efeitos negativos na saúde. As crianças, os doentes crónicos e as pessoas idosas são particularmente vulneráveis.

O Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde, ativa desde 2004, em períodos de calor intenso um Plano de Contingência para as temperaturas extremas adversas.

Em 2016, este Plano passa a integrar a Plataforma Saúde Sazonal - Verão & Saúde. Do modelo anterior, baseado numa abordagem predominantemente ambiental, transita-se para um modelo baseado nos efeitos de fatores ambientais na saúde. O Plano apresenta orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde, e capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.

Como complemento ao Plano, a Direção-Geral da Saúde divulga ainda um conjunto de Recomendações Gerais e emite Normas e Orientações sobre diversos aspetos relevantes relacionados com o calor.

Mantenha-se atento aos avisos das Autoridades de Saúde, do Instituto do Mar e da Atmosfera e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

  • Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24
  • Em caso de emergência ligue o 112
  • Se vai viajar encontre mais informações em Férias e Viagens