Contraceção

Na área do Planeamento Familiar, a contraceção, em particular, promove vivências adequadas da sexualidade e do planeamento reprodutivo. 

O aconselhamento em contraceção permite escolhas informadas acerca da saúde sexual e reprodutiva, e a tomada de decisões esclarecidas, que se ajustem às circunstâncias e necessidades específicas. 

A contraceção é, também, a forma privilegiada de diminuir as gravidezes indesejadas e de programar a gravidez em mulheres com condições e em situações de saúde especiais. 

A capacitação das pessoas sobre as escolhas contracetivas assume um papel crucial para o controlo da saúde reprodutiva de cada um/a. 

A decisão, por parte de cada pessoa, do método contracetivo mais apropriado, deve respeitar fatores como: a segurança, a eficácia, a disponibilidade, a acessibilidade e a aceitação. 

A DGS lembra que:

- conhecer os métodos contracetivos permite fazer escolhas informadas e seguras acerca da sua saúde sexual e reprodutiva;

- não existe um método contracetivo perfeito para todos/as;

- existem vários métodos contracetivos que pode escolher (com e sem hormonas);

- a escolha de um método por cada pessoa ou casal, em determinada altura da sua vida, deve ter em conta vários elementos: segurança, eficácia, disponibilidade, acessibilidade e aceitação; 

- muitos métodos e dispositivos são fornecidos e aplicados de forma gratuita na consulta de planeamento familiar nas unidades de saúde do SNS; 

- a contraceção de emergência é gratuita nos centros de saúde e hospitais do SNS (nas consultas de planeamento familiar). A contraceção de emergência hormonal é de venda livre (está disponível nas farmácias e em estabelecimentos autorizados para a venda de medicamentos).

Saiba mais sobre:

Planeamento Familiar

Consenso sobre Contraceção

Contraceção de Emergência