Envelhecimento activo

Envelhecimento activo

Nota introdutória

A Organização Mundial da Saúde define Envelhecimento Activo como o processo de optimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. (Cf. WHO. Active Ageing, A Policy Framework. A contribution of the WHO to the Second United Nations World Assembly on Ageing, Madrid, Spain, April, 2002)

Sendo que o conceito de Envelhecimento Activo implica uma actuação multidisciplinar e interdisciplinar, interessa disponibilizar também links para sites de outras organizações e serviços, de modo a alargar as possibilidades de informação e intervenção para a promoção da saúde dos cidadãos mais idosos.

Pretende-se que a área temática do Envelhecimento Activo, seja um espaço dinâmico, flexível e de actualização permanente, aberto a todos os cidadãos e parceiros institucionais que, na sociedade portuguesa, concorrem para a promoção de uma melhor qualidade de vida da população de 65 e mais anos e das suas famílias.

A área temática a disponibilizar no site, visa constituir um contributo da Direcção – Geral da Saúde para a promoção do Envelhecimento Activo e para uma imagem positiva das Pessoas Idosas, como agentes indispensáveis de uma sociedade inclusiva, participativa, activa e saudável, e encarando o aumento da esperança média de vida, com saúde e independência, o mais tempo possível, como uma oportunidade e um objectivo a prosseguir.

Considerando a necessidade de compilar, para maior acessibilidade dos profissionais de saúde e da população em geral, um conjunto de informações úteis, na perspectiva da melhoria contínua do acesso a informação, nesta matéria, a DGS disponibiliza a área temática para o Envelhecimento Activo, esperando, com o contributo de todos, ir construindo um espaço útil e saudável, para todos.

O Director-Geral da Saúde
Francisco George