Febre Amarela

Informação geral sobre a doença

  • A febre amarela é uma doença viral hemorrágica aguda transmitida por picada de mosquitos em especial das espécies Aedes e Haemagogus.
     
  • É uma doença endémica na África Subsaariana e nas regiões tropicais da  América do Sul tropical. A maioria dos casos em seres humanos é devida a ciclos de transmissão silvática afetando na maioria trabalhadores florestais e pessoas não vacinadas que se deslocam a zonas endémicas. No entanto podem ocorrer surtos em contexto urbano como os casos reportados em Luanda, Angola, em 2016.
     
  • Os sintomas da febre amarela incluem, principalmente febre, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vómitos e fadiga, para além da icterícia. Formas graves da doença podem levar à morte (taxa de letalidade de 20%–50%).
     
  • É uma doença evitável pela vacinação. A vacina contra a febre amarela é segura e economicamente acessível, garantindo imunidade eficaz no prazo de 30 dias a 99% das pessoas vacinadas. Uma dose única da vacina da febre amarela é suficiente para conferir uma imunidade sustentada e uma proteção para toda a vida contra esta doença, não sendo necessário uma dose de reforço desta vacina.
     
  • Não há atualmente nenhum medicamento antiviral específico contra a febre amarela. A prestação de cuidados hospitalares de suporte melhora as taxas de sobrevivência de doentes graves. A vacina constitui a melhor forma de prevenção contra a doença.
     
  • É uma doença de notificação obrigatória, inclusive obriga à notificação à Organização Mundial da Saúde nos termos do Regulamento Sanitário Internacional.

 

Mais informação

 

Documentos da DGS

 

Situação Epidemiológica no Mundo

 

Avaliações de Risco

 

Atualizado a 22 de fevereiro de 2017