Infeção humana por vírus Monkeypox

Este espaço é seu! Divulgue e partilhe a informação desta área dedicada à Infeção Humana por vírus Monkeypox (VMPX), utilizando sempre a fontes de informação oficiais. 

Neste espaço pode encontrar informação relevante sobre a VMPX, com base na evidência científica disponível e com atualizações sobre o que se vai sabendo sobre o vírus e os casos humanos.

Os casos humanos que têm ocorrido em múltiplos países motivaram que, a 23 de julho de 2022, a OMS declarasse o surto atual como uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) com base em três critérios: acontecimento extraordinário, que represente perigo elevado à saúde pública de outros países e que exija uma resposta internacional coordenada.  Esta declaração veio reforçar a importância das medidas tomadas em Portugal para a deteção precoce de casos suspeitos, a confirmação laboratorial, a partilha de informação sobre a doença, a necessidade de isolamento de pessoas infetadas e a proteção dos seus contactos próximos.

No menu lateral pode encontrar informação, abrangendo perguntas e respostas frequentes sobre VMPX, a Informação semanal sobre o número de casos em Portugal, materiais de divulgação sobre a infeção e ainda documentos mais específicos para profissionais de saúde como Orientações e Normas e ainda documentos técnicos internacionais.