Ozono

O ozono troposférico ou de superfície é um poluente secundário formado a partir de poluentes primários, emitidos a partir das atividades humanas, que reagem quimicamente pela ação da luz do sol. Nos meses de verão, a preocupação com a poluição por este poluente é mais significativa, por se verificarem condições propícias à sua formação, dias de insolação intensa e constante, temperaturas elevadas e vento fraco.

É um dos principais componentes do ar poluído nas grandes cidades e em certas zonas industriais e mesmo em níveis baixos pode causar vários problemas respiratórios graves.

O ozono é um gás fortemente irritante do sistema respiratório provocando inflamação das vias respiratórias, tornando-se aguda quando se atingem níveis elevados de concentração. Os danos provocados pelo ozono podem ocorrer sem qualquer sintoma, no entanto, aquando da exposição a níveis elevados de ozono podem surgir alguns sintomas que incluem tosse, dores de cabeça, náuseas, dores peitorais e falta de ar. A gravidade destes efeitos aumenta com a concentração de ozono no ar, o tempo de exposição e a quantidade inalada.

Mais informação sobre os poluentes e a previsão da qualidade do ar pode ser consultada em:

  • PrevQualAR - Sistema de previsão da qualidade do ar

Documentos legais e normativos