Percevejos


O que são

Os percevejos são pequenos insetos sem asas, que na forma adulta têm cerca de 5-7 mm, com o corpo de forma oval e achatada, de cor acastanhada ou avermelhada, por vezes com um odor “doce e mofado” produzido pelas glândulas na parte inferior do corpo. As formas mais imaturas são praticamente invisíveis, ninfas de cor amarelada ou translúcida e ovos minúsculos. 


Que espécies existem e quais as diferenças

São conhecidas mais de 90 espécies de percevejos. A maioria tem como hospedeiros morcegos e pássaros. As duas espécies de percevejos geralmente implicadas em infestações humanas são Cimex lectularius e C. hemipterus.  A espécie Cimex lectularius é geralmente conhecida como o “percevejo de cama”, escondendo-se em fissuras de colchões e na armação da cama, almofadas, carpetes e paredes, rodapés, tomadas.

Podem ser confundidos com Halyomorpha halys ou percevejo asiático, espécie invasiva que se alimenta exclusivamente de plantas e que não afeta o ser humano ou animais, constituindo uma praga em termos fitossanitários com impacto na agricultura, 


Picadas e cuidados

Não é conhecida a capacidade dos percevejos transmitirem doenças, assim como as suas picadas não requerem, geralmente, cuidados médicos. Não sendo conhecidos como vetores de agentes patogénicos, não são vetores monitorizados pela saúde humana. 

As preocupações de saúde são, geralmente, relacionadas com algum incómodo pelas picadas que podem ocorrer em qualquer parte da pele, mas principalmente nas partes expostas (face, pescoço, braços, pernas e mãos).

Algumas pessoas podem observar uma reação alérgica no local das picadas, geralmente agrupadas em 3 ou 4 na pele, às vezes em linha, causando comichão, enquanto outras podem não expressar qualquer reação à picada. 

As picadas são, geralmente, noturnas e pode demorar 1 a 2 semanas até aparecer uma reação após picada, e demorar o mesmo tempo a desaparecer.

Embora raro, eventuais picadas múltiplas e comichão podem levar a infeções secundárias da pele. 


Conselhos e precauções 

Os percevejos são insetos parasitas que vivem longe da luz, em espaços escuros. Os quartos, camas e salas de estar com sofás são, geralmente, os mais afetados. No caso de uma infestação numa casa, é necessário tomar medidas rigorosas para limitar a proliferação de percevejos, até à sua eliminação. 

Os quartos e as salas devem ser arejados, expostos à luz durante o dia; colchões, carpetes, sofás devem ser aspirados com regularidade e os sacos do aspirador devem ser hermeticamente descartados. Também os móveis devem ser afastados regularmente, para limpeza de possíveis microhabitats, tendo em conta o tempo de vida prolongado das formas adultas do inseto (até mais de 6 meses).  O controlo por agentes químicos por empresas de controlo de pragas deverão cumprir as recomendações e as restrições no uso de pesticidas em vigor nos países EU/EEA.