Presidência Portuguesa - Eventos
Conferência sobre o reforço do papel da União Europeia no contexto da saúde global
Conferência organizada pelo Ministério da Saúde e a Direção Geral da Saúde que terá como foco o Reforço do papel da União Europeia na Saúde Global, nas dimensões da Diplomacia de Saúde Global, com especial articulação com a Agenda UE-África, da Liderança no desígnio da Cobertura Universal de Saúde e do impacto das alterações climáticas na saúde, com especial destaque para a questão das doenças transmitidas por vetores e os desafios da resistência antimicrobiana.
A saúde global assenta nos pilares da governação, dos instrumentos e da diplomacia. Na crescente interdependência entre estes três pilares reside a força motriz de estratégias de saúde global resilientes e alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas.
Os desafios da saúde global transcendem não só as fronteiras, mas também as divisões Norte-Sul, Este-Oeste e público-privado, expondo as limitações das abordagens segmentadas. São necessárias estratégias mais holísticas, inclusivas, abrangentes e coordenadas para enfrentar estes desafios verdadeiramente globais.
A Diplomacia de Saúde Global assume importância crescente num sistema multilateral que procura contribuir para um bom funcionamento da ordem global. Exige o reconhecimento de que tanto a ciência como a política são essenciais para informar as negociações.
A pandemia da COVID-19 demonstrou a importância vital da solidariedade global para enfrentar ameaças de saúde pública partilhadas.
Consciente de que nenhum país está seguro, até que todos estejam seguros, a União Europeia tem-se mostrado empenhada na promoção prossecução deste desígnio.
Esta conferência que reunirá mais de 30 oradores, conta com a participação de Governantes, decisores políticos, representantes de instituições europeias e nacionais e peritos nacionais e internacionais de diversas áreas. Pretende trazer uma visão plural e transdisciplinar sobre a Saúde Global, uma área de importância crescente no contexto internacional e debater prioridades para a Estratégia Europeia de Saúde Global 2030.
Será dado destaque à reflexão de temas alinhados com as prioridades da Presidência Portuguesa: a Saúde Global e Diplomacia de Saúde no âmbito da União Europeia onde se incluem as discussões sobre as alianças estratégicas na cooperação UE-África sobre o acesso às vacinas, a abordagem da UE à Saúde Global e a Governança de Saúde Global em África; as Lideranças na Saúde Global para o alcance da Cobertura Universal de Saúde 2030 e a abordagem de “Uma só Saúde” que debaterá o impacto das alterações climáticas nas doenças zoonóticas e a ação global sobre resistência antimicrobiana.
- O Programa da conferência está disponível aqui.
- As inscrições devem ser feitas aqui.
- Faça a marcação na sua agenda aqui.
- Acompanhe o evento em direto aqui