Campanha “Idade dos porquês”


Vamos falar de saúde? Queremos ouvir as tuas questões! 

No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar (PNSE), lançamos a campanha “A Idade dos Porquês”, uma iniciativa que pretende promover a literacia em saúde e envolver toda a comunidade educativa — desde os mais pequenos aos mais crescidos — na construção de uma escola mais informada, saudável e participativa. 

As crianças, sobretudo nos primeiros anos, são naturalmente curiosas. Estão sempre a perguntar: “Porquê?”. É essa vontade de saber mais que inspira esta campanha — porque a idade dos porquês não tem fim. A curiosidade é a base do conhecimento e deve acompanhar-nos ao longo de toda a vida. 

Nesta campanha, queremos responder às dúvidas reais que existem sobre saúde e saúde escolar. E, para isso, precisamos dos contributos de todos.  

Queremos saber: 

  • Que dúvidas tens sobre saúde? 
  • Que temas gostavas de ver explicados? 
  • O que gostarias que falássemos nas redes sociais? 

Podes partilhar as tuas perguntas ou sugestões — seja sobre alimentação, saúde mental, sexualidade, vacinas, atividade física, ou qualquer outro tema ligado à tua saúde.  

Como participar? 

Preenche o formulário que preparámos e deixa os teus porquês: 

O formulário está disponível aqui.

As questões recolhidas serão utilizadas para: 

  • Criar conteúdos informativos para as redes sociais da DGS; 
  • Alimentar materiais informativos e uma página de Perguntas & Respostas do PNSE neste site; 
  • Ajudar-nos a adaptar a comunicação às necessidades reais da nossa população. 

A tua voz é importante. 

Participa.Pergunta.Aprende.Partilha. 

Todas as perguntas contam. Juntos, encontramos as respostas.