Semana Europeia da Vacinação 2025

A DGS associa-se, uma vez mais, à Semana Europeia da Vacinação, recordando que a vacinação continua a ser uma das estratégias de prevenção mais eficazes da atualidade.

Mensagem da Diretora-Geral da Saúde

Nesta Semana Europeia da Vacinação, recordamos que a vacinação continua a ser uma das estratégias de prevenção mais eficazes da atualidade. As vacinas controlam infeções, mitigam doenças e salvam vidas.

Para a Direção-Geral da Saúde, garantir o acesso universal a vacinas eficazes, seguras, de qualidade e inovadoras é uma prioridade. Por isso, acompanhamos de perto a evolução da evidência científica mais robusta e trabalhamos lado a lado com múltiplos parceiros.

É neste sentido que o ano de 2025 tem sido particularmente marcante para a vacinação em Portugal.

Concluímos, com sucesso, a primeira Campanha de Imunização Sazonal contra o Vírus Sincicial Respiratório, uma infeção com impacto significativo nas bronquiolites pediátricas. Os resultados são muito positivos, e em breve partilharemos o efeito expressivo que esta campanha teve na redução de internamentos entre os mais pequenos.

Atualizámos também os esquemas de vacinação pneumocócica e meningocócica, garantindo que as nossas crianças e os grupos de maior risco tenham acesso às vacinas mais eficazes na prevenção de doenças invasivas.

Estamos ainda a finalizar a Campanha Sazonal de Vacinação contra a Gripe e contra a COVID-19. Este ano, alargámos a gratuitidade da vacina de dose elevada contra a gripe a todas as pessoas com 85 ou mais anos, uma medida que teve uma excelente adesão.

Aproveito para deixar um apelo: se é elegível para a vacinação sazonal e ainda não se vacinou, dirija-se ao seu centro de saúde ou à sua farmácia. Ainda vai a tempo.

Neste ano em que celebramos o 60.º aniversário do Programa Nacional de Vacinação, temos ainda novidades por anunciar.

Mas hoje, nesta Semana Europeia da Vacinação, mais do que celebrar os sucessos da vacinação em Portugal e no mundo, é importante reiterar que a imunização é um direito e um dever de todos nós. O sucesso da vacinação depende tanto do trabalho incansável dos profissionais de saúde como da confiança dos cidadãos.

Confiar na vacinação é proteger-se, e proteger todos à sua volta.

Rita Sá Machado

Diretora-Geral da Saúde



Os Materiais de divulgação desta campanha, em português, para descarregar, estão disponíveis aqui:

- Campanha Redes Sociais

- Cartazes