Livro Azul de Vacinas: Programa Nacional de Vacinação e outras estratégias de imunização



As vacinas salvam vidas. Desde Edward Jenner, em 1796, até aos dias de hoje, várias vacinas foram desenvolvidas, dirigidas a um número crescente de doenças e agentes infecciosos. Em Portugal, a implementação do Programa Nacional de Vacinação, em 1965, permitiu controlar, eliminar e erradicar doenças transmissíveis de elevada incidência, bem como diminuir a morbilidade e mortalidade associada a estas doenças.

O Livro Azul de Vacinas surgiu da necessidade de agregar a informação sobre vacinas e imunização em Portugal e de acompanhar a evolução epidemiológica, num mundo globalizado.  Agrega toda a informação sobre o Programa Nacional de Vacinação (PNV), mas também informação acerca de outras estratégias de vacinação e imunização, como a vacinação dirigida a grupos de risco e a vacinação em contexto de viagens.

Pretende-se que este seja um documento dinâmico, colaborativo, ágil e em constante atualização, que permita acompanhar o rápido desenvolvimento do conhecimento científico, das tecnologias de saúde e da situação epidemiológica nacional e internacional.

Encontra-se organizado em 4 partes que se subdividem em vários capítulos:

Capa, Ficha técnica, Prefácio, Agradecimentos e Índice

Parte 1 - Programa Nacional de Vacinação

Parte 2 - Princípios Gerais da Vacinação e Imunização

Parte 3 - Doenças evitáveis por vacinação

Parte 4 - Vacinação do viajante

Assente no legado do PNV, o Livro Azul de Vacinas surge com o propósito de melhor informar, divulgar e acompanhar o desenvolvimento de novas vacinas e de outros produtos de imunização, contribuindo para uma ágil implementação de estratégias de vacinação e imunização em Portugal.

Alguns capítulos do Livro Azul de Vacinas continuam em fase de produção, nomeadamente, 

- Vacinação do viajante e capítulos de doenças evitáveis por vacinação em contexto de viagem 

- Hesitação vacinal 

- Dor e vacinação 

O capítulo referente à Vacinação no imunocomprometido está em revisão.

Sugestões ou comentários podem ser remetidos via vacinas@dgs.min-saude.pt.

Uma versão completa e agregada do livro será publicada e disponibilizada oportunamente.