Semana Europeia da Vacinação 2021

O Programa Nacional de Vacinação da Direção-Geral da Saúde comemora, de 26 de abril a 2 de maio, a Semana Europeia da Vacinação (SEV) 2021. Esta é uma iniciativa promovida anualmente pela OMS Europa

O tema global da campanha deste ano é “As vacinas aproximam-nos” (Vaccines bring us closer), que visa celebrar a diferença que as vacinas fazem na nossa sociedade, de uma forma geral e, em particular, no âmbito da pandemia por COVID-19. A campanha será baseada na solidariedade e confiança na vacinação como um bem público que sustenta a nossa sociedade, salva vidas e protege a saúde. 

A OMS Europa pretende que a SEV tenha o envolvimento de institutos de saúde pública, profissionais de saúde, pais, cuidadores, bem como os tomadores de decisões. Com esse objetivo serão disseminadas mensagens importantes sobre as vacinas por toda a Região, através de campanhas de informação, entrevistas, reuniões técnicas, painéis de debates de especialistas, programas de televisão, conferências científicas e muitas outras atividades. 

Ao aumentar a consciencialização sobre a importância da vacinação, é possível aumentar também a cobertura vacinal e contribuir para a cobertura universal de saúde. Adicionalmente, a vacinação previne doenças, contribui para o bem-estar da população e para um envelhecimento saudável, previne vários tipos de cancro e reduz a ameaça da resistência aos antibióticos.

Participe na Semana Europeia da Vacinação, utilizando os hashtags #Asvacinasfuncionam #protectedtogether #VaccinesWork #HealthForAll #ImmunizeEurope. 

Os Materiais de divulgação desta campanha, em português, para descarregar, estão disponíveis aqui.