Joint Action on chronic REspiratory Diseases (JARED) (ID: 101183391)

O PNDR é a Autoridade Nacional Competente portuguesa nesta iniciativa cofinanciada pela União Europeia sob o programa de financiamento EU4Health, que tem como objetivo reforçar a prevenção e o tratamento das doenças respiratórias crónicas como a asma, DPOC, doenças pulmonares intersticiais e ocupacionais, promovendo soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos europeus.
O projeto tem a duração de 3 anos, entre dezembro de 2024 e setembro de 2027, envolvendo 35 organizações de 14 países europeus, e conta com um financiamento total de 4,8 milhões de euros (250 mil euros para o consórcio português).
Em Portugal o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e a Unidade Local de Saúde de Santa Maria entram como entidades afiliadas, participando nos Work Packages 5 e 6, respetivamente.
A Coordenação está a cargo do Instituto Nacional de Pneumologia Korányi, na Hungria contactável através do endereço: ja.crd@koranyi.hu. Mais informações sobre o projeto poderão ser consultadas no site oficial em: Homepage - JARED.

