Saúde ambiental » Projecto APHEIS

APHEIS – Air Pollution and Health: A European Information System

APHEIS – Air Pollution and Health: A European Information System

Ao longo dos anos tem crescido a evidência de que os níveis de poluição atmosférica na Europa estão associados a efeitos mensuráveis na saúde, sendo as crianças um grupo mais vulnerável a estes efeitos.

O programa APHEIS, em desenvolvimento desde 1999, corresponde a um sistema de vigilância para a monitorização dos efeitos da poluição atmosférica na saúde e conta actualmente com uma rede constituída por 33 cidades europeias. Foi criado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública de França, Instituto Municipal de Saúde Pública de Barcelona, Organização Mundial de saúde (OMS), e partiu da necessidade de analisar e actualizar os efeitos na saúde associados à poluição atmosférica, de proceder à avaliação do risco para a saúde ao longo do tempo e de desenvolver ferramentas de comunicação destinadas aos diferentes tipos de público-alvo.

Em 2005, o APHEIS foi integrado num módulo específico do Projecto ENHIS - Implementing Environment and Health Information System in Europe, coordenado pela OMS (WHO European Centre for Environment and Health) e co-financiado pela Comissão Europeia (DG Sanco), para avaliação do risco para a saúde associado à poluição atmosférica, com especial destaque para as crianças. A cidade de Lisboa passou a integrar desde essa data a rede de cidades europeias que fazem parte do projecto.

Objectivos
O APHEIS (ENHIS 1 - 2005) tem como principal objectivo disponibilizar informação consistente e comparável a nível europeu sobre a avaliação do risco para a saúde associado à poluição atmosférica (urban outdoor air pollution), com especial destaque para as crianças, para os poluentes partículas (PM10) e ozono (O3),

População alvo
- 8 concelhos do distrito de Lisboa: Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Amadora, Odivelas e Vila Franca de Xira

Coordenação
- Direcção-Geral da Saúde

Constituição da equipa da DGS
- Cristina Amaral, Eng.ª
- Catarina Lourenço, Dr.ª

Colaboração
- Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
- Centro Regional de Saúde Pública de Lisboa e Vale do Tejo
- Hospital Dona Estefânia
- Instituto do Ambiente
- Instituto de Meteorologia

Organização
- Institut de Veille Sanitaire (InVS) – Coordenação a nível europeu
- Agencia de Salud Publica de Barcelona (ASPB) – compilação dos dados dos centros APHEIS
- Organização Mundial de Saúde (WHO European Centre for Environment and Health)

Metodologia
- Constituição de equipa multidisciplinar;
- Definição da área em estudo;
- Obtenção de dados e preenchimento de questionário da OMS sobre a informação existente, relacionada com poluição atmosférica e saúde (mortalidade e morbilidade); registo, análise e tratamento de dados;
- Elaboração de relatórios;
- Divulgação de informação.

Divulgação de resultados
O estudo irá decorrer ao longo de 2005, prevendo-se que os resultados estejam disponíveis no último trimestre deste ano.

Para mais informações, consultar:
www.apheis.net