SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares)

A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares criaram, em setembro de 2012, o Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), facilitador do desenvolvimento de ações de promoção da leitura, da escrita, das artes e da saúde, com enfoque no PNPSO.

Com o apoio de parceiros privados, são sistematicamente criados materiais para facilitar a aquisição de saberes pelos professores e alunos, transmitidos de forma muito variada e sempre que possível lúdica. Baseados na evidência proporcionada por múltiplos estudos, é sugerida a utilização de metodologias de integração que permitem a abordagem de diversas áreas temáticas de uma forma mais rica, competente e eficaz: unidades ou projetos baseados em saúde oral podem fornecer contextos intencionais para aprender e praticar a arte da linguagem, da escrita, capacidades matemáticas e criativas. É este o conceito do SOBE.

Este projeto envolve todas as bibliotecas escolares do continente (mais de 2300) e pretende servir as necessidades de professores e alunos em conceitos, estratégias e proporcionar-lhes ferramentas auxiliares da intervenção. Está prevista a distribuição de Kits de higiene oral (dentífrico e escova) aos alunos integrados em projeto de promoção da saúde oral, através do preenchimento de uma candidatura conjunta da educação e saúde, estando o formulário está disponível no site do SOBE, em http://www.sobe.pt.