Qualidade do ar ambiente » Introdução

A qualidade do ar ambiente reflete os níveis de poluição que podem estar presentes no ar. A poluição do ar ocorre quando diversas substâncias químicas são emitidas para a atmosfera e alteram a sua constituição natural.

Em determinadas alturas do ano podem surgir situações que propiciam a formação de eventos naturais, os quais podem manifestar-se na Península Ibérica através do aumento da concentração de partículas e poeiras, com possibilidade de afetar a qualidade do ar em uma ou mais zonas de Portugal.

Por outro lado, segundo a OMS, estima-se que a poluição atmosférica urbana provoque a nível mundial cerca de 1,3 milhões de mortes por ano (OMS, 2011).

Os poluentes com maior influência na saúde humana são as partículas, o monóxido de carbono, o ozono, o dióxido de azoto e o dióxido de enxofre. Os efeitos na saúde podem refletir-se a curto e médio prazo, aumentando o risco de aparecimento e agravamento das doenças respiratórias crónicas e cardiovasculares.

Agradecimentos:

  • Dr. Libério Ribeiro, Pediatra Imunoalergologista, Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica
     
  • Enf.ª Ana Cristina Bastos, Responsável pelo Núcleo de Gestão dos Programas de Apoio Financeiro, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, Direção-Geral da Saúde