Qualidade do ar ambiente » Índice de qualidade do ar

O índice de qualidade do ar (índice QualAr), abrange os poluentes dióxido de azoto (NO2), partículas inaláveis PM10 e PM2,5, ozono (O3) e dióxido de enxofre (SO2), consistindo numa classificação baseada nas concentrações de poluentes registadas nas estações de monitorização geridas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional. Este índice é expresso numa escala de cores divididas em cinco classes, de Muito Bom, Bom, Médio, Fraco e Mau.

O índice QualAr é determinado diariamente, indicando o estado da qualidade do ar a curto prazo, sendo os poluentes com a concentração mais elevada os responsáveis pelo resultado do índice.


Classificação do índice QualAr (revisão 2019)


Nota: Os valores indicados estão em µg/m3

Fonte: Agência Portuguesa do Ambiente


O QualAr é um sistema de informação on-line, administrado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o objetivo de centralizar a informação relativa à monitorização e à previsão da qualidade do ar.

Através do QualAr são divulgados alertas sempre que ocorrem excedências aos limiares de informação (O3) e de alerta para os poluentes NO2, SO2 e O3.

No sistema de informação Qualar é, ainda, divulgada informação relativa à previsão da qualidade do ar para o dia seguinte e avisos relativos ao estado da qualidade do ar quando este é fraco ou mau, aos quais estão associados conselhos para a saúde com o objetivo de minimizar a exposição da população reduzindo os efeitos negativos na saúde.

A informação pode ser consultada em QUALAR – Informação sobre Qualidade do Ar.